Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Volta ao mundo falando português - Contos de Angola



livro ilustrado, contos tradicionais, historias curtas, antologia, coletanea, contos populares, diversidade cultural, lingua portuguesa, fabula, contos tradicionais fábulas lendas e mitos, livro para crianças, literatura infantil, amizade livro infantil, patrimonio cultural, muanje, colonizaçao


Sinopse

As histórias deste livro, selecionadas e recontadas pelo ator e narrador angolano Miguel Sermão, nos convidam a explorar um mundo maravilhoso e diverso, fluindo nas águas da tradição, originalmente em quimbundo e posteriormente em português. A narrativa "A manta", que adverte sobre os perigos da ingratidão para com os mais velhos, ecoa na conhecida história "Couro de boi", popularizada na música caipira. Algumas histórias trazem um leve arrepio, como "Kitexe – Uma história de amor", que narra a saga de uma moça não tão prudente. Em "Nga Zuâ: o caçador", Miguel Sermão relata a mágica e fatídica relação entre um caçador e o cão que lhe salva a vida. "Nguenji" aborda a importância do respeito e do acolhimento, enquanto "O cão e o lobo" é uma fábula bem-humorada sobre o fim da amizade entre esses dois animais.

Linhas coloridas se movem rapidamente pelo mapa mundial, cruzando-se e conectando-se em comunidades de povos que compartilham a língua portuguesa. Este livro integra uma coleção de contos tradicionais de dez terras que adotam nosso idioma, resultado de um trabalho meticuloso e artístico. Aqui estão histórias provenientes de países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal, além de Macau (região autônoma da China) e Galícia (região autônoma da Espanha).
Essas obras reúnem contos e lendas desses locais, escritos ou organizados por figuras amplamente reconhecidas na preservação dessa tradição. A leitura desses livros, seja no conforto do lar ou no ambiente escolar animado, traz sempre a diversidade da nossa língua, ecoando junto às identidades de cada região.
O que nos diferencia e nos une é apresentado por artistas dos quatro cantos do nosso planeta, sob a competente organização de Marco Haurélio e as delicadas ilustrações de Roberta Nunes. Venha viajar por este vasto mundo de contos onde se fala a língua portuguesa!

Metadado adicionado por Girassol em 28/08/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786559580521 (ISBN de outro volume da coleção)
9786559580965 (ISBN de outro volume da coleção)


Metadados adicionados: 28/08/2024
Última alteração: 01/09/2024

Autores e Biografia

Sermão, Miguel (Autor) - Miguel Sermão nasceu em Luanda, capital de Angola, aos 24 de abril de 1975. Estudou teatro na escola profissional do teatro Comuna em Lisboa, onde é ator residente. Frequentou os cursos de Comunicação na Universidade Independente, Tradução e Escrita Criativa na Universidade Lusófona e Fotografia e História da Arte na ARCO. No teatro, trabalhou com encenadores como João Mota, Rogério de Carvalho, Álvaro Correia, Alfredo Brissos, Hugo Franco, João Garcia, Miguel Seabra, Luca Aprea, Bibi Perestrelo, Adelino Caracol, Zia Soares, Ferrucio Soleri e Paulo Patraquim, entre outros. No cinema e na televisão, trabalhou com vários realizadores, entre eles Pedro Costa, Edgar Pêra, Luís Galvão Teles, Fabrizio Costa, Jorge Silva Melo, Pedro Sena Nunes, Markus Helschl, Felipe Bragança, Álvaro Fugulin, Nicolau Breyner, Sérgio Graciano, Jorge Quiroga, Hugo Xavier, Manuel Pureza e Francisco Antunes. Como contador de histórias, partilhou espaços com Ângelo Torres, Ana Sofia Paiva, Cristina Taquelim, António Fontinhas e muitos mais. É formador na área de expressão dramática para a infância e a juventude, encenador, diretor de atores e dialogue coach.; Nunes, Roberta (Ilustrador) - Roberta Nunes, natural do Rio de Janeiro, é designer formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua como designer, ilustradora e quadrinista. Especializou-se em literatura infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) devido ao seu amor por livros ilustrados. Na Estrela Cultural, colaborou como ilustradora em obras como "Grande circo favela" e "Guardiãs de memórias nunca esquecidas", de Otávio Júnior, além de "Hermanas bolivianas" e "Olha aqui o Haiti!/Le voilà", das autoras Márcia Camargos e Carla Caruso, esta última selecionada para compor a Biblioteca da ONU no tema "Combate à desigualdade social".

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.