Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Volta ao mundo falando português - Contos de Cabo Verde



livro ilustrado, contos tradicionais, historias curtas, antologia, coletanea, contos populares, diversidade cultural, lingua portuguesa, fabula, contos tradicionais fábulas lendas e mitos, livro para crianças, literatura infantil, amizade livro infantil, patrimonio cultural, nhara baka karxori i kabra, cachorro e cabra, a feiticeira da ribeira da janela, tio lobo e cabritinha


Sinopse

As ilhas de Cabo Verde, na África, trazem um rico manancial de histórias, a mais conhecida delas, “Blimundo”, o boi gigante que desafiava o rei por seu apreço pela liberdade. Mas você sabe como a população local narra a origem das dez ilhas que compõem o país? Adriano Reis, escritor e contador de histórias, narra essa e outras histórias, sem se esquecer do Ti Lobu e do Xibinhu (Tio Lobo e Cabritinha), personagens de muitas fábulas, além de apresentar algumas palavras em crioulo (a língua falada pelo povo e que recebeu muitas contribuições do português), em uma seleção que envolve e encanta leitores e ouvintes.

Linhas coloridas seguem em velocidade pelo mapa do mundo. E em vários momentos se cruzam, se encontram e se atam em comunidades de povos que falam português. Este livro faz parte de uma coleção de contos tradicionais de dez terras que falam a nossa língua, trabalho que demandou muita memória e muita arte. Aqui estão histórias que vêm dos países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal. E também de Macau (região autônoma da China) e Galícia (região autônoma da Espanha). Essas obras reúnem contos e lendas desses lugares, escritos ou organizados por pessoas amplamente reconhecidas na disseminação dessa tradição. A leitura desses livros, seja no silêncio de sua casa, seja no burburinho de sua escola, sempre trará a voz múltipla de nossa língua, uma mãe que soa e fala junto às identidades de cada lugar. O que temos de diferente, o que temos de semelhante, nos é trazido por artistas dos quatro cantos do nosso planeta, nesta competente organização feita por Marco Haurélio, ilustrada com carinho por Roberta Nunes. Venha viajar por meio de contos por esse mundo vasto em que se fala a língua portuguesa.

Metadado adicionado por Girassol em 28/08/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786559580965 (ISBN de outro volume da coleção)
9786559580958 (ISBN de outro volume da coleção)


Metadados adicionados: 28/08/2024
Última alteração: 01/09/2024

Autores e Biografia

Reis, Adriano (Autor) - Filho de pais cabo-verdianos, Adriano Reis nasceu “por acaso” em Angola. Com apenas 1 ano de idade, mudou-se para Cabo Verde com os pais, obtendo a nacionalidade cabo-verdiana. Desde 2003, vive e trabalha em Portugal, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira. Percorreu boa parte da Europa contando histórias em países como Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Suécia, Suíça, Holanda, Alemanha, Croácia e Alemanha. Além de contador de histórias profissional, desenvolve atividades como Técnico da Juventude, ator no teatro, televisão e cinema. Também já esteve no Brasil, em Teresina, narrando contos e lendas dessas localidades. Adriano é, ainda, diretor artístico do festival internacional de contos Aqu’Alva Stória (Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia), cocurador dos ciclos DraContos (Ilha do Pico) e Contos Lusófonos (São Miguel), nos Açores, Dja’D’Sal Stória (Ilha do Sal – Cabo Verde), e coordenador do projeto de investigação da tradição oral BEBI na FONTI, em Cabo Verde, entre outros. Autor de cinco livros de histórias tradicionais, tem participações em coletâneas como Contos ao pôr do sol e Souespoeta (antologia de contos portugueses), entre outras colaborações. Adriano se define como “um cidadão do mundo que tenta melhorá-lo pelo diálogo intercultural por meio das histórias, divulgando os costumes e as tradições de Cabo Verde”.; Nunes, Roberta (Ilustrador) - Roberta Nunes, natural do Rio de Janeiro, é designer formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua como designer, ilustradora e quadrinista. Especializou-se em literatura infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) devido ao seu amor por livros ilustrados. Na Estrela Cultural, colaborou como ilustradora em obras como "Grande circo favela" e "Guardiãs de memórias nunca esquecidas", de Otávio Júnior, além de "Hermanas bolivianas" e "Olha aqui o Haiti!/Le voilà", das autoras Márcia Camargos e Carla Caruso, esta última selecionada para compor a Biblioteca da ONU no tema "Combate à desigualdade social".

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.