Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

O moço que soltou um pum



RECONTO, RIMAS, LIVROS PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS


Sinopse

José Mauro Brant, o Cavaleiro da Garbosa Figura, foi buscar na tradição oral, na coletânea Contos e Fábulas Populares da Bahia, do injustamente pouco lembrado João da Silva Campos (1880-1940), um conto dos mais divertidos: “As Moças e os Puins”. Não ocupa o ranking das histórias mais divulgadas, tendo, até o momento, apenas três versões registradas no Brasil. Não se trata de um conto jocoso, como pode parecer à primeira vista (ou leitura, ou escuta...). É narrativa maravilhosa, conto de encantamento, denunciado pela presença da bruxa, auxiliar do pretendente humilhado, e do objeto mágico, reparador de injustiças, espalhado por muitos países, como Índia, Dinamarca, Espanha e Portugal. Os flatos são, em algumas versões, substituídos por acessos de tosse intermitente, permanecendo o caráter exemplar da lição aplicada e aprendida. Dialogando com a literatura de cordel, a recriação de José Mauro é uma merecida homenagem às histórias que, fugindo a padrões de aceitação, são pouco lembradas por contadores e folcloristas. Que se repare mais essa injustiça!

Metadado adicionado por Aletria em 13/11/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788595260245 (ISBN de outro volume da coleção)
9786586881240 (ISBN de outro volume da coleção)
9788595260863 (ISBN de outro volume da coleção)
9788595262133 (ISBN de outro volume da coleção)


Metadados adicionados: 13/11/2024
Última alteração: 14/07/2025

Autores e Biografia

Brandt, José Mauro (Autor) , Elói, Luiz Carlos (Coordenador) , Mont'Alverne, Rosana de (Editor) , Lubambo, Bruna (Ilustrador) , Mágico, Estúdio Olho (Projeto gráfico) , Xavier, André (Editor (colaborador)) , Lopes, Lara de Borba (Colaborador) , Valente, Murilo Vale (Colaborador)

Book Trailer

Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTeoria e crítica literária

Junto aos seus novos companheiros, o selo Aletria Editora mantém vivo o seu compromisso com o poder transformador do livro.
Contar histórias, narrar o mundo, encantar o outro, convocar sorrisos, promover alegria, difundir o prazer da leitura e formar leitores. Essas são algumas premissas que inspiram a Aletria, casa editorial voltada especialmente para o público infantil e juvenil. Movimento de estímulo à boa literatura, nosso projeto editorial foca no contato positivo com o livro, incentivando o desenvolvimento de itinerários e identidades leitoras, intimamente relacionadas à aquisição de conhecimento e ao prazer proveniente do ato de ler.
Lançado em 2009 e com 15 anos de história, a Aletria já é um selo consolidado no mercado editorial infantil, juvenil e voltado à formação de professores, pedagogos, contadores de história, bibliotecários e mediadores de leitura em geral. Sendo nosso selo com maior abrangência, é também a representação do amor à literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.