Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Tecnologia, política, dominação
resistências



Sociologia, Filosofia, Teoria crítica, coleçõ teoria crítica, teoria crítica nankin, coleção teoria crítica nankin, teoria crítica editora nankin, tecnologia política e dominação, tecnologia política e dominação editora nankin, tecnologia política e dominação nankin, ari fernando maia, ari fernando maia teoria crítica, belarmino C. guimarães da costa, belarmino c. guimarães da costa teoria crítica, débora cristina de carvalho, débora cristina de carvalho teoria crítica, walter benjamin editora nankin, walter benjamin nankin, walter benjamin editora alameda


Sinopse

Esta coletânea de ensaios críticos apresentados por pesquisadores experientes no X Congresso Internacional de Teoria Crítica TECNOLOGIA, VIOLÊNCIA, MEMÓRIA, realizado em outubro de 2016 na UFSCar e agora disponíveis nesta edição cuidada também para um público mais amplo, mantendo viva a herança teórica dos principais autores da primeira geração de teóricos críticos e numerosos de seus conti-nuadores mais recentes.

Nesta hora de incertezas experimentada pelo país, é certamente significativa a publicação deste livro, muito apropriadamente intitulado Tecnologia, dominação, política: resistências, destinado a compor o volume 7 da coleção Teoria Crítica pela Editora Nankin e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação.

De fato, tal hora exige coragem civil, sempre pressuposta quando é necessário - como agora - pensar com radicalidade e verdadeiro impeto crítico, coragem, enfim, para que o pensamento logre com precisão romper os consensos estabelecidos seja pelo comodismo, seja pela imposição intimidadora de movimentos ideológicos ou políticos caudatários tanto do impeachment arbitrário e ilegal - que estancou uma das experiências mais promissoras de nossa história recente - quanto herdeiros abestalhados da sanha exterminista do período ditatorial ainda mal resolvido.

Movimentos ávidos por extirpar ou diminuir o que poderia contribuir para transformar, ainda que modestamente, a arcaica e vergonhosamente desigual estrutura social do país. Movimentos que também parecem ávidos por destruir as experiências ou medidas destinadas a promover diferentes formas de inclusão de vários setores e classes da população brasileira sem cuja promoção será sempre inviável uma vida democrática, resultando em expansão da miséria, da indigência material e cultural e no truncamento da efetivação da cidadania.

Em semelhante conjuntura política e econômica, assombrada pela ameaça da retomada dos horrores do passado autoritário recente, por si só a publicação deste livro é auspiciosa como peça de RESISTÊNCIA, um sintoma de que talvez nem tudo esteja perdido.

.................................

Sobre os organizadores:

Ari Fernando Maia possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Unesp Bauru. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Crítica da Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria cultural, aceleração, teoria crítica, história da psicologia e educação.

Belarmino C. Guimarães da Costa é Doutor pela Unicamp e Mestre pela UFSCar em Educação. Além disso, se formou em Jornalismo pela Unimep. É Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Cursos de Jornalismo; Cinema e Radio/TV/Internet da UNIMEP/Piracicaba. Temas de interesse, pesquisa e atuação docente: experiência/formação; indústria cultural e cultura digital; teoria da comunicação; educação e mediação tecnológica; novas tecnologias e estética; linguagem, educação e cultura digital; mídia e formação cultural; filosofia da educação; teoria crítica e indústria cultural; estética e jornalismo; análise iconográfica; metodologia da pesquisa e orientação de IC/TCC/Dissertações.

Débora Cristina de Carvalho possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado no Programa de Pós Graduação em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É pesquisadora associada ao grupo Teoria Crítica, Tecnologia e Formação da UNESP/ Araraquara e Professora Adjunta de Sociologia da Universidade Federal de Lavras.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 22/02/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788577510962 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577510993 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577511044 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577511112 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577511105 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577511211 (ISBN de outro volume da coleção)


Metadados adicionados: 22/02/2019
Última alteração: 01/03/2024
Última alteração de preço: 01/03/2024

Autores e Biografia

Costa, Belarmino C. Guimarães da (Organizador) - Belarmino C. Guimarães da Costa é Doutor pela Unicamp e Mestre pela UFSCar em Educação. Além disso, se formou em Jornalismo pela Unimep. É Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Cursos de Jornalismo; Cinema e Radio/TV/Internet da UNIMEP/Piracicaba. Temas de interesse, pesquisa e atuação docente: experiência/formação; indústria cultural e cultura digital; teoria da comunicação; educação e mediação tecnológica; novas tecnologias e estética; linguagem, educação e cultura digital; mídia e formação cultural; filosofia da educação; teoria crítica e indústria cultural; estética e jornalismo; análise iconográfica; metodologia da pesquisa e orientação de IC/TCC/Dissertações.; Maia, Ari Fernando (Organizador) - Ari Fernando Maia possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Unesp Bauru. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Crítica da Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria cultural, aceleração, teoria crítica, história da psicologia e educação.; Carvalho, Débora Cristina de (Organizador) - Débora Cristina de Carvalho possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Sociologia e doutorado no Programa de Pós Graduação em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É pesquisadora associada ao grupo Teoria Crítica, Tecnologia e Formação da UNESP/ Araraquara e Professora Adjunta de Sociologia da Universidade Federal de Lavras.

Sumário

PREFÁCIO - 7

1. A DIALÉTICA DA CIVILIZAÇÃO: FIGURAS DA BARBÁRIE MODERNA NO SÉCULO XX - 17
Michael Löwy

2. O SUBTERRÂNEO OCULTISTA DA VANGUARDA - 27
Christoph Türcke

3. "LA GRAN GRIETA DEL MUNDO". S. KRACAUER, W. BENJAMIN Y LOS DEBATES SOBRE LA FIGURA DEL INTELECTUAL - 43
Miguel Vedda

4. ARTE E FOTOGRAFIA: MODA E EXCITAÇÃO OU FOTOGRAFIA E ESCLARECIMENTO SOCIAL? - 65
Renato Franco

5. AS EXPERIÊNCIAS RADIOFÔNICAS DE WALTER BENJAMIN NA REPÚBLICA DE WEIMAR (1929-1933) - 89
Iray Carone

6. A TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA DE ANDREW FEENBERG - 97
Marcos Nobre

7. TECNOLOGIA E MECÂNICA DA SUBMISSÃO SEGUNDO MARCUSE - 111
(NOTAS SOBRE O HOMEM DA ERA DA MÁQUINA)
Débora C. Carvalho

8. A SOMBRA DA CONTRARREVOLUÇÃO: MÍDIA, EDUCAÇÃO E PODER NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA - 123
Robespierre de Oliveira

9. GUERRA, TECNOLOGIA E TERRORISMO. ENTRE AS RAZÕES DE ESTADO E O PENSAMENTO CRÍTICO - 141
Luis Fernando Ayerbe

10. A HUMANIDADE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA - 153
Douglas Garcia Alves Júnior

11. RECONSTRUÇÃO DO CARÁTER ENIGMÁTICO DA OBRA DE ARTE EM THEODOR ADORNO - 169
Olmaro Paulo Mass

12. CRÍTICA MUSICAL E PSICANÁLISE - 181
Luiz A. Calmon Nabuco Lastória

13. NOVE NOITES, DE BERNARDO CARVALHO E A FORMA AUTOBIOGRÁFICA: REFLEXÃO OU FETICHIZAÇÃO? - 197
Alex Alves Fogal

14. KANT, NIETZSCHE E O CONCEITO DE MÁ CONSCIÊNCIA NO PENSAMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER - 209
Roney Wagner Vieira

15. A CRÍTICA DIALÉTICA DE THEODOR ADORNO AO FASCISMO: IMPLICAÇÕES NO CAMPO FORMATIVO - 223
Sinésio Ferraz Bueno

16. RELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS ENTRE ESTADO, PODER E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DA TECNOPOLÍTICA - 237
Emerson Freire e Sueli Soares do Santos Batista

17. CATEGORIAS IMANENTES DO LIVRO EM TELA: A EXPERIÊNCIA DOS LEITORES - 255
Luciana Dadico

18. TEORIA CRÍTICA E PUBLICIDADE: UM ESTUDO SOBRE A REGRESSÃO DO INDIVÍDUO - 271
Lucienne Dorneles

19. MEMÓRIA RAM: RANDOMIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA, AUTOMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VERSUS MEMÓRIA DELE(I)TÁVEL EM "FARENHEIT 451", DE FRANÇOIS TRUFFAUT - 287
Dalva de Souza Lobo e Carlos Betlinski

20. FETICHISMO DA MERCADORIA CULTURAL, FORMAÇÃO E SEMIFORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE - 303
Robson Loureiro

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.