Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Tecnologia, violência, memória



Teoria crítica, Tecnologia, Violência, Memória, Diagnósticos críticos da cultura contemporânea, tecnologia, tecnologia violeência memória diagnósticos críticos da cultura contemporânea, editora nankin coleção teoria crítica, adorno teoria crítica editora nankin, tecnologia e a teoria crítica editora nankin


Sinopse

A questão de fundo que permeia este conjunto de ensaios poderia enunciar-se assim: de que modo as tecnologias de última geração impactam a nossa experiência - cotidiana e/ou especializada - individual e social?

Desde que no primeiro quartel do século XXI a tecnologia já havia despontado como onipresente e necessária, talvez tenha chegado o momento de nos determos criticamente - e, não poderia ser de outra maneira - sobre o nosso presente ao indagarmos como foi possível que chegássemos até aqui e a que preço. Porque, e este é o motivo central de formularmos a questão, o preço a ser pago é, em alguns casos, demasiado oneroso. Aliado a isso, acreditamos ser pertinente formulá-la tendo em vista a urgência de rasgarmos definitivamente o véu que recobre a tecnologia como mero domínio das forças naturais, como coisa óbvia, trivial.

Devemos ter em conta que, nos dias atuais, um vasto leque de sintomas carentes de uma interpretação condizente recobre a nossa cultura; sintomas que reverberam o fato de que, talvez, o domínio da natureza tenha alcançado já o seu esgotamento, tanto em relação à natureza externa, como à interna. Portanto, o convite à reflexão sobre a tecnologia de um ponto de vista crítico é, tam-bém, o convite à reflexão sobre uma pletora de fenômenos sintomáticos por intermédio dos quais essa mesma natureza se manifesta envolta nos atos e pensamentos materializados em nossa vida cotidiana.

Com o mesmo propósito que outrora conduziu ao diagnóstico de Adorno acerca da sobrevivência do fascismo latente em meio ao tecido social nos países desenvolvidos, e com isso, a urgente necessidade de "laborar o passado" visando prevenir a sua repetição, Tecnologia, Violência, Memória almeja participar da atualização do pensamento crítico na cultura digital do presente.

Ante a avassaladora pressão dessubjetivadora presente em cada contato com os meios tecnológicos, formular e analisar reflexiva e criticamente os modos pelos quais a memória e o esquecimento constituem apenas o primeiro passo, porém um passo necessário. Esperamos que o presente volume cumpra o seu objetivo, e, desse modo, contribua para o avanço de uma urgente reflexão que se impõe ao pensamento contemporâneo em termos humanistas e civilizacionais. (Organizadores)

.........................................

Sobre os organizadores:

Luiz A. Calmon Nabuco Lastória é psicólogo formado pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Desde 2009, é também professor assistente doutor do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Publicou obras como Psicologia sem Ética? Uma reflexão histórica e filosófica da psicologia. Piracicaba: Editora Unimep, 2004. Ensaio de Teoria Crica, Ética e Psicaná-lise: a formação do sujeito contemporâneo em questão. São Paulo: Nankin Editorial, 2017.

Mateu Cabot é doutor em filosofia pela Universitat de les Illes Balears. Professor titular de filosofia da Universitat de les Illes Balears, Palma de Maiorca. Algumas se suas publicações recentes são: "Adorno apropiándose de Freud: la crítica del concepto de «inconsciente» en la tesis de 1927" (Daimon, 2018); "Carácter semiformativo de los medios audiovisuales.
Las investigaciones empíricas de Theodor W. Adorno sobre la televisión" (Pensamento,2016); "El ' descubrimiento moderno de la oralidad' y los medios audiovisuales" (Remate de Males, 2015); "Abschied von der Schule? Von der alphabetisierenden Schulezur diffusen Audio-Visualität" in: Gruschka, A./ Lastória, L.A.C.N. (Hrsg.), Zur Lageder Bildung. Opladen: Barbara Budrich, 2015.

Antônio Álvaro Zunin é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFS-Car) e Coordenador do Grupo de Pesquisa: Teoria Crítica e Educación (CNPq). Publicou as seguintes obras: Kyriacou, Chris & Zuin, Antônio A. S. (2015) "Cyberbullying of teachers by students on YouTube: challenging the image of teacher authority in the digital age. Research Papers" in Education, 1,1-19; Zuin, Antônio A. S. (2017) Cyberbullying contra professores: dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa. São Paulo: Edições Loyola; Zuin, Antônio A. S. (2015) "Die neuen medien und der Veränderung der Beziehung zwischen Lehrer und Schüler." In: Gruschka, A. & Lastória, L. (Org.) Zur Lage der Bildung. Frankfurt am Main: Barbara Budrich, v.1, p. 165-181.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 22/10/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788577510962 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577510993 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577511044 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577511112 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577511105 (ISBN de outro volume da coleção)


Metadados adicionados: 22/10/2018
Última alteração: 08/02/2024
Última alteração de preço: 08/02/2024

Autores e Biografia

Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco (Organizador), Cabot, Mateu (Organizador), Zuin, Antônio Álvaro (Organizador)

Sumário



PRÓLOGO - 7

PARTE I

1. TEMPO SEM VESTÍGIOS. TÉCNICA, ACELERAÇÃO E EXPERIÊNCIA - 13
Pablo López Álvarez

2. AUSCHWITZ, DE NOVO - 25
Rodrigo Duarte

3. A CULTURA DO MAL-ESTAR E A AUSTERIDADE - 39
Mateu Cabot

4. TÉCNICA, INTERCÂMBIO E MUNDO GERENCIADO. SOBRE AS POSSIBILIDADES DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL EM ADORNO E SOHN-RETHEL - 49
Chaxiraxi Mª Escuela Cruz

5. A TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA DA AUDIO/VISUALIDADE ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA - 63
Pablo Frau Buron

6. A AUDIÇÃO ASSALTADA: O ASSÉDIO RUIDOSO À PRIVACIDADE E À SOLIDÃO - 77
Antonio Notario Ruiz

7. TECNOLOGIA COMO FORMA DE VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 87
Bruno Pucci e Josianne Cerasoli

8. MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: CULTURA, SUBDESENVOLVIMENTO E TERRORISMO DE ESTADO NO BRASIL - 105
Renato Franco

9. DIGITAL E JORNALISMO: CHOQUE MIDIÁTICO NA ERA DA (DES) INFORMAÇÃO - 125
Belarmino Cesar Guimarães da Costa

PARTE II

10. SOBRE A MEMÓRIA E O ESQUECIMENTO - 139
Antonio Aguilera Pedrosa

11. "TODA REIFICAÇÃO É UM ESQUECIMENTO" (TH. W. ADORNO): EXPERIÊNCIA, TÉCNICA E MEMÓRIA - 155
José A. Zamora Zaragoza

12. TECNOLOGIA, VIOLÊNCIA, MEMÓRIA OU REPETIÇÃO, TRAUMA, LEMBRANÇA - 169
Luiz A. Calmon Nabuco Lastória

13. ALÉM DO PRINCÍPIO DA REALIDADE? UM DIAGNÓSTICO SOBRE IMAGINAÇÃO, PODER E UTOPIA A PARTIR DE TRÊS NOTAS - 181
Jordi Maiso

14. (DES)MEMÓRIA E VIOLÊNCIA EM TEMPOS DE MÍDIA UBÍQUA - 193
Antônio A. S. Zuin

15. A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA EM TEMPOS DE REIFICAÇÃO E ESQUECIMENTO: A CRÍTICA COMO MEMÓRIA EMANCIPATÓRIA - 207
Luiz Roberto Gomes

16. TECNOIMAGENS: SOBRE IDEOLOGIA E MEMÓRIA NA CULTURA DIGITAL - 233
Ari F. Maia

SOBRE OS AUTORES - 237



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.