Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

PIRANESI ou a fluidez das formas



pirenesi, arquitetura, eisenstein, perspectiva, perspectiva inversa, teoria da arte, teoria do cinema, pensadores russos


Sinopse

Escrito seminal do cineasta russo Serguei Eisenstein sobre a série "Carceri" do pintor italiano Giovanni Battista Piranesi. O cineasta investiga as estratégias de construção da imagem em Piranesi escrevendo um dos textos mais sagazes sobre a percepção do espectador diante da "montagem" de planos concebidos por Piranesi. Eisenstein pensa o cinema por meio de outras expressões artísticas, aproximando suas reflexões das proposições de seus contemporâneos, como as do teólogo russo Pável Floriênski e do pintor Kazimir Maliévitch que, contemporâneos de Eisenstein. A tradução foi realizada na última edição do texto revisado e anotado, por Naum Kleiman, então diretor do Museu de Cinema da Federação Russa.

Metadado adicionado por Kinoruss Edições e Cultura em 08/04/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 08/04/2024
Última alteração: 08/04/2024

Autores e Biografia

Eisenstein, Serguei (Autor) - Cineasta, desenhista, teórica da arte e do cinema, cenógrafo, ator e roteirista, Serguei Mikhailovitch Eisenstein nasceu em 23 de janeiro de 1898, em Riga, capital da Letônia, quando esta pertencia ao Império Russo. Seus pais, Mikhail Ossípovitch Eisenstein e Iúlia Ivánovna Koniétskaia, ambos russos, divorciaram em 1909. Notável como pensador, Eisenstein realizou filmes que influenciaram seguidas gerações, até hoje: "A greve" e "O Encouraçado Potiómkin", ambos de 1925; "Outubro", de 1927 e, logo após, "O Velho e o Novo", em 1929. ; Jallageas, Neide (Tradutor) - Neide Jallageas é editora da Kinoruss, especializada em livros sobre arte e cinema russos, áreas nas quais é doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, tendo estagiado no Museu de Cinema Russo, em Moscou, estudando o cinema de Andrei Tarkóvski. Com Celso Lima assina o livro 'Vkhutemas: desenho de uma revolução' (Kinoruss, 2020) e a curadoria da mostra 'Vkhutemas: o futuro em construção' (Sesc Pompeia, 2018), premiada pela APCA (2018). Em 2020, recebeu o prêmio Biéli Slon (Elefante Branco) da Guilda dos Historiadores e Críticos de Cinema da Federação Russa.

Sumário

10 Carceri, de Eisenstein
14 Piranesi, ou a fluidez das formas
42 Notas sobre o texto
44 Notas sobre as imagens
48 Sobre Eisenstein
52 Sobre Piranesi
56 Sobre esta tradução
58 Coleção Arte e Pensamento Russo



Áreas do selo: ArtesHumanidades

Livros sobre teoria e história do cinema russo e da arte e cultura russas.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.