Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Andrei Tarkóvski - 90 anos



cinema soviético, cinema russo, tarkóvski, andrei tarkóvski, tarkovsky, teoria do cinema, história do cinema, coletânea, ensaios teóricos, o sacrifício, nostalgia, soliares, infância de ivan, espelho, andrei rubliov, direção de cinema, stalker


Sinopse

Coletânea que celebra os 90 anos de um dos maiores mestres do cinema, reúne onze textos de pesquisadores de várias partes do mundo, que estudam o cinema de Andrei Tarkóvski. Nosso objetivo, além de contribuir com os estudos do cinema em nosso país, é aguçar o interesse das pessoas menos familiarizadas com a linguagem do cineasta soviético, mas também subsidiar os estudos de pesquisadores mais experientes. A título de exemplo, segue uma das inéditas abordagens que constam neste livro: Há tempos pesquisando os arquivos do diretor, mantidos no Instituto Internacional Andrei Tarkóvski, em Florença, a italiana Cristina Mateucci, estuda os manuscritos que originaram o roteiro de Nostalgia (1983), penúltimo filme de Tarkóvski, com roteiro dele e de Tonino Guerra. Focada nas notas de ambos sobre o personagem Domenico, Cristina investiga o fenômeno de iuródstvo, um tipo de "loucura" característico do cristianismo ortodoxo russo, cujos traços a pesquisadora identifica no personagem de Tarkóvski, o que o aproximaria de alguns personagens presentes nas obras de Dostoiévski, com ênfase em O Idiota, Os demônios e Os irmãos Karamázov. Além de passarem a conhecer aspectos particulares da cultura eslava contidos no cinema de Tarkóvski, nossas leitoras e leitores entrarão em contato, pela primeira vez, no Brasil, com a gênese deste que foi o penúltimo filme de Tarkóvski. Ao reunir esse conjunto de textos, na maioria inéditos, objetivamos trazer ao público brasileiro, uma pequena amostra do que há de mais provocador nas recentes e notáveis pesquisas sobre o cinema de Andrei Tarkóvski. O livro tem o intuito de contribuir com pesquisas já em curso em nosso país e, ainda, motivar jovens pesquisadores para que tomem contato com a obra de Tarkóvski e observem possíveis níveis de conexões entre as camadas de temporalidades históricas que o cineasta apresenta por meio de sua construção poética, e a crescente complexidade do cenário mundial.

Metadado adicionado por Kinoruss Edições e Cultura em 04/04/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/04/2024
Última alteração: 04/04/2024

Autores e Biografia

Sousa, Adriano C. A. e (Organizador) - Adriano C. A. e Sousa é tradutor, escritor e pesquisador de cinema, defendeu doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, é autor de Poética Júlio Bressane (Educ / Fapesp).; Jallageas, Neide (Organizador) - Neide Jallageas é editora da Kinoruss, especializada em livros sobre arte e cinema russos, áreas nas quais é doutora e pós-doutora pela USP. Com Celso Lima assina o livro Vkhutemas, desenho de uma revolução (Kinoruss, 2020) e a curadoria da mostra Vkhutemas, o futuro em construção (SESC, 2018), premiada pela APCA (2018). Em 2020, recebeu o prêmio Biéli Slon (Elefante Branco) dos Críticos de Cinema da Federação Russa.

Sumário

19 - Prefácio
27 - Andrei Rublióv: Impressões sobre o Tempo/Espaço (Jerusa Pires Ferreira e Adriano C. A. e Sousa)
47 - As referências russas e europeias no cinema de Andrei Tarkóvski (Tamara Djemanovic)
75 - Domenico, um personagem dostoievskiano em Nostalgia: A reelaboração de fontes literárias no roteiro de Tarkóvski e Guerra (Cristina Matteucci)
99 - Tchékhov, Bergman, Tarkóvski e o gênero pós-apocalíptico (Dmitri Salinski)
119 - Um mundo inteiro refletido em uma gota d'água (José Manuel Mouriño)
135 - Tarkóvski 90: Celebrações na terra natal (Evguéni Borzov)
171 - Incêndios do tempo: Andrei Tarkóvski, cineasta moderno (Carlos Losilla)
189 - Raízes estéticas de Andrei Tarkóvski com relação à perspectiva universal de sua obra (Olena Velykodna)
209 - A fé como imagem morada: A representação da casa nos filmes de Tarkóvski (Luc Gélinas)
235 - Exílio, trauma e memória das origens em Nostalgia, de Andrei Tarkóvski (Rui Manuel Brás)
261 - Sete filmes, mas todos bons (Neide Jallageas)
283 - Notas biográficas e históricas
295 - Filmografia
299 - Autores e organizadores
305 - Agradecimentos



Áreas do selo: ArtesHumanidades

Livros sobre teoria e história do cinema russo e da arte e cultura russas.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.