Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Comércio internacional e crescimento a longo prazo
o contexto mundial - Notas sobre Portugal



linguagem econômica, empresas portuguesas, Portugal, industrialização, crescimento a longo prazo, crescimento econômico, comércio internacional, políticas públicas, análise sistemática, Economia


Sinopse

Neste livro faz-se uma análise sistemática, a nível teórico e de políticas públicas, e assente nas experiências históricas mais relevantes, da relação entre o comércio internacional e o crescimento económico a longo prazo, tendo por quadro de referência temporal os últimos dois séculos. O livro inclui também uma análise empírica do crescimento a longo prazo, mostrando, durante o período referido, a formação progressiva de um mundo dividido entre países desenvolvidos e ricos, e países subdesenvolvidos e pobres. Aborda-se o processo de industrialização dos países ocidentais e dos países asiáticos atualmente desenvolvidos ou emergentes, como mola propulsora do desenvolvimento desses países. Incluem-se notas sobre Portugal sobre os principais temas tratados. Destaca-se, neste último plano, a análise do desempenho exportador das empresas portuguesas, a qual, mostrando um muito baixo nível do valor exportado, sugere problemas de eficiência das empresas e especializações tecnologicamente pouco qualificadas da economia nacional, comprometendo o seu crescimento sustentado.

O livro destina-se ao público académico que estuda as matérias versadas, mas, pelo seu conteúdo e pelo método adotado no tratamento dos temas (onde não existe formalização matemática), pode também interessar ao leitor comum com alguma familiaridade com a linguagem económica.

Metadado adicionado por Almedina Brasil em 05/04/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/04/2023
Última alteração: 01/04/2024
Última alteração de preço: 01/04/2024

Autores e Biografia

Marques, Alfredo (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.