Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Fiscalização da constitucionalidade



fiscalização abstrata, fiscalização concreta, DIREITO PORTUGUÊS, direitos fundamentais, fiscalização da inconstitucionalidade, fiscalização preventiva, recurso prejudicial, Tribunal Constitucional, Comissão Constitucional, Constituição de 1891, constitucionalismo moderno, constitucionalidade, fiscalização jurisdicional, Direito Constitucional, inconstitucionalidade


Sinopse

A fiscalização jurisdicional da constitucionalidade é um dos institutos básicos do constitucionalismo moderno, embora a sua história seja diversa nos Estados Unidos e na Europa e no resto do Mundo.
No Brasil foi consagrada pela Constituição de 1891. Em Portugal pela Constituição de 1911 (a primeira Constituição europeia a fazê-lo), mas aqui se viria a alcançar relevância efetiva com a Constituição de 1976 - primeiro com a Comissão Constitucional, desde 1982 com o Tribunal Constitucional.
O sistema português, largamente original, abrange fiscalização concreta, com intervenção de todos os tribunais e recurso (não recurso prejudicial) para o Tribunal Constitucional, por um lado, e, por outro lado, fiscalização preventiva, fiscalização abstrata por ação e fiscalização da inconstitucionalidade por omissão.
Tudo, na prática, conexo com a garantia dos direitos fundamentais.
Na presente edição procede-se às necessárias atualizações e ao aditamento de algumas matérias de análise.

Metadado adicionado por Almedina Brasil em 15/12/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 15/12/2022
Última alteração: 01/04/2024
Última alteração de preço: 01/04/2024

Autores e Biografia

Miranda, Jorge (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.