Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A despesa pública justa
Uma análise jurídico-constitucional do tema da justiça na despesa pública



Direito, direito constitucional


Sinopse

A presente dissertação é composta por duas partes.
A primeira passa em revista as mais relevantes abordagens filosóficas sobre a distribuição justa de bens que se foram afirmando ao longo da História; a sua selecção e estudo teve em vista identificar aquelas que exercem maior influência sobre o debate contemporâneo sobre a despesa pública, e em que medida contribuem para o mesmo.
A segunda parte situa-se no plano da discussão jurídico-constitucional sobre a despesa pública, em Portugal. Ela começa por evidenciar um aparente alheamento do texto constitucional relativamente ao tema da Justiça na despesa pública. Dá também nota da medida em que a recepção dos critérios de convergência económica adoptados no seio da União Europeia tem aproximado o entendimento sobre o gasto público de uma lógica estritamente contabilística, em que “cortar” parece ser a palavra de ordem. E termina recentrando o debate sobre a despesa pública no paradigma de distribuição justa de bens, que se identifica como sendo o principal critério jurídico-constitucional.
A presente dissertação avança, por fim, com uma proposta de noção de despesa pública justa, conferindo centralidade à reserva do financeiramente possível, sem porém prescindir de identificar deveres de prestação pública que constrangem a liberdade do legislador orçamental.

Metadado adicionado por Almedina Brasil em 10/04/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/04/2017
Última alteração: 01/04/2024
Última alteração de preço: 01/04/2024

Autores e Biografia

Martins, Maria d'Oliveira (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.