Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Responsabilidade processual por litigância de má fé, abuso de direito e responsabilidade civil em virtude de actos praticados no processo



Direito civil


Sinopse

Neste trabalho procede-se à análise do campo aplicação e à distinção entre responsabilidade processual por litigância de má fé, abuso de direito e responsabilidade civil em virtude de actos praticados no processo. A responsabilidade por litigância de má fé é um instituto processual, de cariz público, de sanção do uso manifestamente reprovável do processo ou de meios processuais. Ela só respeita a ofensas cometidas no exercício da actividade processual a posições também elas processuais ou ao processo em si. Em nada regula ou prejudica outros remédios destinados a reagir contra ofensas de posições subjectivas tuteladas pelo direito substantivo. Neste âmbito, e quando seja o caso, aplicam-se as regras relativas ao abuso de direito e à responsabilidade civil cujos regimes e finalidades são, conforme se demonstra, completamente diversos dos associados à má fé processual. No campo específico da responsabilidade prevista no artigo 22.° do CIRE a compreensão para ele proposta procura eliminar as contradições valorativas que uma sua leitura mais desprevenida originaria com outras regras do nosso ordenamento jurídico.

Metadado adicionado por Almedina Brasil em 05/11/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/11/2018
Última alteração: 07/01/2025
Última alteração de preço: 07/01/2025

Autores e Biografia

Albuquerque, Pedro de (Autor)

Sumário

Índice Capítulo I. A responsabilidade processual e a litigância de má fé Capítulo II. O abuso do direito de acção e o abuso de direito no processo Capítulo III. A responsabilidade civil Capítulo IV. A responsabilidade por pedido infundado de declaração da situação de insolvência.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.