Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Machado de Assis: a poética da moderação



Crítica e interpretação, Literatura brasileira - história e crítica, Machado de Assis


Sinopse

Vencedor do Prêmio Machado de Assis 2020, da União Brasileira dos Escritores - RJ, neste livro, Alcmeno Bastos procede ao estudo da crítica, literária e teatral, exercida por Machado de Assis ao longo de aproximadamente meio século de militância regular e constante. E como traço definidor da postura crítica do “Bruxo do Cosme Velho” aponta a “poética da moderação”, entendida como a ponderação equilibrada dos juízos emitidos sobre obras e autores. O corpus analisado é composto dos textos de intervenção (artigos, prefácios, notas etc.), modalidade que Machado de Assis praticou antes e durante a elaboração de sua notável obra criativa na ficção em prosa, no teatro, na poesia e na crônica. Esta parte da vasta obra machadiana, nunca reunida em livro em vida do autor, vem sendo (felizmente) publicada em coletâneas bem cuidadas, mas faltava um estudo abrangente desse material e a identificação das linhas de força da crítica machadiana. A isso se propõe o autor deste livro.

Metadado adicionado por Editora Batel em 25/06/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 25/06/2020
Última alteração: 25/06/2021

Autores e Biografia

Bastos, Alcmeno (Autor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Criado em 2007, o selo Batel é o nome de fantasia da Editora, e se resume a um batel, um tipo de barco que carrega passageiros até o navio. Uma forma de pensar que uma das funções da editora é a de navegar e guiar seus clientes e leitores até as grandes plataformas da imaginação e da literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.