Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Três russos
e como me tornei um escritor



Literatura russa, Ensaios russos, Ficção, Arte de escrever


Sinopse

Três russos e como me tornei um escritor reúne ensaios de caráter memorialístico nos quais o escritor Máximo Górki relata sua convivência como amigo de três importantes escritores: Liév Tolstói, Anton Tchékhov e Leonid Andrêiev. Desse convívio, revelam-se as concepções artísticas e de vida que nortearam as obras desses escritores e do próprio Górki.

"Lidos em conjunto, esses três ensaios compõem uma espécie de síntese das ambivalências, obsessões, crenças e hesitações que aparecem em "Como me tornei um escritor". Oscilando entre realismo (entendido como compromisso com a situação social) e romantismo (definido como "prédica de uma atitude ativa perante a realidade, como prédica do labor e de uma educação que desperte a vontade de viver, como entusiasmo de construir suas novas formas e como ódio ao velho mundo"), Górki oscila entre o apelo programático da arte engajada e a fina sensibilidade literária de quem conhece por dentro o ofício de tecer enredos e compor personagens".

"Seu ateísmo e seu "medo diante da vulgaridade e a crueldade da vida", entretanto, o impediram de substituir um Deus no qual não se acreditava pelos ídolos de uma revolução à qual não deixou de ser fiel até o fim da vida. Suas verdadeiras divindades eram nomes como Stendhal, Flaubert, Dostoiévski e, obviamente, os "três russos" aquém dedicou essas páginas admiráveis".

Manuel da Costa Pinto

Metadado adicionado por Martins Fontes - selo Martins em 16/07/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/07/2019
Última alteração: 25/02/2025
Última alteração de preço: 25/02/2025

Autores e Biografia

Gorki, Máximo (Autor) , Gourianóva, Klara (Tradutor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.