Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Cinema, comunicação e audiovisual



Cinema, comunicação, audiovisual, recursos audiovisuais, crítica de cinema, frankenstei cinema, crítica frankenstein, história do cinema, mudanças no cinema, cinema século 21


Sinopse

Cinema, comunicação e audiovisual discute com vigor assuntos que até então eram pouco tratados pela análise cinematográfica tradicional, como o cinema de horror ou o grande cinema de Hollywood.

Dentro destes temas, a ênfase dos ensaios que compõe o livro recai sobre alguns dos temas clássicos do cinema, como o problema da ficção cientifica ou do horror. Desta forma, os autores da coletânea dirigem seus olhares para os filmes populares indagando sobre as diferentes maneiras de produção, a experiência e as estratégias que levam aos modos de fabricação do consumo de massa. Para os autores, por meio de um círculo vicioso, a cultura alimentaria a base material da tecnologia e, ao mesmo tempo, expandiria as práticas midiáticas que configurariam o mundo, assim como as poéticas relacionadas a estas práticas.

Gelson Santana organiza neste volume estudos que definem o conceito de contemporâneo a partir do cinema e do audiovisual. Ao tratar do presente no ambiente sociocultural e no espaço midiático, o pesquisador afirma que este seria sustentado pela reflexão dos fenômenos de massa.

Ou seja, existiria uma dimensão conexa do tempo, que constituiria o “presente extenso”, e uma dimensão emergente, que articularia o “presente como novidade”. São essas duas dimensões da noção de presente que, acopladas, compõem o conceito de contemporâneo explorado neste livro.

Reunindo pesquisadores de ponta, este livro oferece ao leitor a percepção de como a imagem midiática penetrou pelas brechas da cultura popular. E, através disso, tornou-se o principal motor de produção na realidade, unindo o provisório da novidade ao descentrado do inacabado como um processo definidor da auto-imagem que temos de nós mesmos.

Sobre o organizador: Gelson Santana é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Autores deste livro: Laan Mendes de Barros, Lúcia Nagib, Luiz Vadico, Marcello G. Tassara, Sandra Lischi, Kati Caetano e Sandra Fischer, Maria Ignês Carlos Magno, Mariarosaria Fabris, Sheila Schvarzman, Vicente Gosciola, Bernadette Lyra, Rosana de Lima Soares, Zuleika de Paula Bueno, Alfredo Suppia, Laura Cánepa, Lúcio de F. dos Reis Piedade, Rogério Ferraraz.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 14/05/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/05/2018
Última alteração: 14/09/2024
Última alteração de preço: 14/09/2024

Autores e Biografia

Santana, Gelson (Organizador) - Gelson Santana é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. ; Nagib, Lúcia (Colaborador) , Barros, Lean Mendes de (Colaborador) , Vadico, Luiz (Colaborador) , Tassara, Marcelo G. (Colaborador) , Lischi, Sandra (Colaborador) , Caetano, Kati (Colaborador) , Fischer, Sandra (Colaborador) , Magno, Maria Ignês Carlos (Colaborador) , FABRIS, Mariarosaria (Colaborador) , Schvarzman, Sheila (Colaborador) , Gosciola, Vicente (Colaborador) , Lyra, Bernardete (Colaborador) , Soares, Rosana de Lima (Colaborador) , Bueno, Zuleika de Paula (Colaborador) , Suppia, Alfredo (Colaborador) , Cánepa, Laura (Colaborador) , Piedade, Lúcio de F. dos Reis (Colaborador) , Ferraraz, Rogério (Colaborador)

Sumário

Introdução - 7

Parte 1
O tempo no estudo da comunicação (Lean Mendes de Barro) - 19
Rumo a uma definição positiva de world cinema (Lúcia Nagib) - 33
As cidades fantásticas do cinema (Luiz Vadico) - 43
Ruínas do espírito ou arte consolidada - a penosa entronização da ficção científica (Marcello G. Tassara) - 55
Uma tela de pintor eternamente fresca: algumas reflexões sobre cinema, videoarte e pintura (Sandra Lischi) - 65

Parte 2
Recortes do poético no cinema brasileiro: Durval Discos, Amarelo Manga e Uma Vida em Segredo (Kati Caetano e Sandra Fischer) - 79
Revolução estética no cinema brasileiro: reflexões em torno do pensamento de Glabuer Rocha (Maria Ignês Carlos Magno) - 93
Nas sendas da violência (Mariarosaria Fabris) - 107
O rádio e o cinema no Brasil dos anos 30 (Sheila Schvarsman) - 121
Ganga Bruta, tecnologia e estilo (Vicente Gosciola) - 135

Parte 3
Um lobisomem na Amazônia: a perversão dos gêneros (Bernardete Lyra) - 153
Criaturas do Sol (Gelson Santana) - 163
Exorcismos caipiras em Jeca contra o capeta (Rosana de Lima Soares) - 181
Imagens escaldantes de uma aventura cinematográfica (Zuleika de Paula Bueno) - 197
A trajetória do Frankenstein cinematográfico: 1910-1957 (Alfredo Supla) - 205
O filme da Edison Co. e a releitura cinematográfica do Frankenstein de Mary Shelley (Laura Cánepa) - 217
Seres da noite: o cinema e o gênero do prometeu moderno (Lúcio de F. dos Reis Piedade) - 225
Frankenstein no cinema - as conquistas narrativas do filme da Edison Co. de 1910 (Rogério Ferrraraz) - 235



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.