Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Anosmia
De uma luta individual para uma vitória coletiva



Anosmia, Deficiência invisível, Inclusão social, Acessibilidade, Direitos humanos, Saúde pública, Políticas públicas, Cidadania, Empatia, Lei de Cotas, Tecnologia assistiva, Diversidade, Igualdade, Autobiografia inspiradora, Superação, Deficiência sensorial, Projeto de Lei, SUS, Justiça social, Advocacia por direitos


Sinopse

Nesta autobiografia de gênero jornalístico, Catherine Vecchi transforma sua experiência pessoal com a anosmia congênita – ausência do olfato desde o nascimento – em uma jornada de impacto nacional e coletivo. Da descoberta da própria condição à articulação de políticas públicas inovadoras, a autora mostra como uma luta pessoal pode se tornar um marco para milhões de brasileiros.

Entre memórias autobiográficas, análises técnicas e reflexões sobre saúde, acessibilidade e cidadania, Catherine conduz o leitor pelo processo, que idealizou e foi coautora, e que culminou na criação do Projeto de Lei nº 2.473/2022, que institui a Carteira de Identidade Nacional da Pessoa com Deficiência, com a vitória na primeira etapa na Câmara dos Deputados, em 26 de fevereiro de 2025; além do Projeto de Lei nº 2.127/2022, que dispõe sobre o diagnóstico e tratamento da anosmia e da hiposmia no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS). A obra também apresenta propostas de revisão da Lei de Cotas, do símbolo de acessibilidade e de protocolos de segurança, além de sugerir novos modelos de contratação, inclusão e uso de tecnologias assistivas.

Esta autobiografia é um verdadeiro chamado à ação coletiva: um convite a gestores, juristas, profissionais da saúde, educadores, legisladores e à sociedade civil para repensar práticas, ampliar direitos e construir uma nação mais justa e inclusiva.

“Anosmia: De uma luta individual para uma vitória coletiva” é, ao mesmo tempo, testemunho, denúncia e proposta. Uma obra que nasce do silêncio de uma ausência sensorial e ecoa como uma voz potente em defesa da dignidade humana e da inclusão social.

Metadado adicionado por Literare Books International em 29/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/10/2025
Última alteração: 29/11/2025

Autores e Biografia

Vecchi, Catherine (Autor) - Nasceu no dia 11 de junho de 1986, em Campo Mourão/PR, filha caçula do engenheiro agrônomo Carlos Dulcimar Vecchi e da pedagoga Cleamara Vecchi. Família puro sangue italiano, da parte da Lombardia. Em 2003, aos 16 anos, foi eleita a “Garota Estudantil” na cidade de Primavera do Leste/MT. Em 2004, aos 18 anos, participou do concurso “Quero ser capa de Elle”, em São Paulo, concorrendo com mais de 3 mil candidatas de todo o Brasil e ficou entre as cinco finalistas. Ainda em 2004, foi convidada pelo grupo Studio CDI Models para concorrer ao título de Miss Londrina e ficou entre as cinco finalistas. Em 2007, interrompeu a faculdade de Jornalismo, em Londrina/PR, mudou-se para a cidade de Trento, na Itália, e reconheceu o vínculo italiano jus sanguinis, tornando-se ítalo-brasileira. Em 1896, seus bisavós Amilcare e Margarida Vecchi imigraram para o sul do Brasil, na cidade de Flores da Cunha/RS. Somente em 2010 mergulhou mais a fundo na carreira profissional na moda, atuando como modelo. Desde então, associou-se a grandes marcas, e estrelou a Campanha Internacional do Grupo Calzedonia, ainda em 2010. Em 2012/2013, estrelou a Campanha de moda feminina para a marca Ricardo Almeida no Brasil. Em 2015, estrelou a Campanha Nacional do Dia dos Namorados da Daslu. Fez editoriais para as marcas Boccadamo Gioielli, Marcia Mello, Le Lis Blanc, Guess, Abrams, Ésika Belcorp, entre outras, e foi fotografada por profissionais de destaque, como Fernando Louza, Márcio Amaral, Eduardo Pimenta, e entrou para a história da moda, com outras 59 modelos/atrizes renomadas do país, no livro Privado, do fotógrafo Jairo Goldflus, em 2015. Morou oito anos na Europa, entre idas e vindas ao Brasil. Poliglota, Catherine sempre buscou evoluir e transformar o senso comum, especialmente em temas ligados à educação e à saúde. Mesclando sua cultura brasileira e europeia, contribui significativamente com seus conhecimentos e ações. Em 2018, autonomeou-se porta-voz oficial da anosmia no Brasil e, desde então, debruçou-se sobre a causa e conseguiu dar voz às minorias, às pessoas com deficiência e doenças raras. Lutou bravamente como cidadã e, com o apoio do Deputado Federal Otto Alencar Filho (PSD-BA), foi mentora, idealizadora e coautora de dois Projetos de Leis no Brasil: PL nº 2.127/2022 e PL nº 2.473/2022.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.