Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Entre silêncios, sussurros e gritos
TRANSgressões de gênero, raça e sexualidade



interseccionalidade raça e sexualidade, literatura queer brasileira, transgressões de gênero, Pessoas trangênero, corpos dissidentes, experiências LGBTQIA+


Sinopse

Megg desagua das nuvens, não com água benta, ao contrário, com o correr sagrado da água Banto; corre pelas ruas de Curitiba como o Nilo; purifica os corpos que o higienismo branco cisgênero taxa de sujos; destrói as construções daqueles que nos fecham as portas de dia para abrirem as pernas para nós durante as noites.

Fluida, feroz e certeira, entre garoa e tormenta, as pesquisas da professora, doutora, artista, travesti, negra, militante, refrescam nossa memória de que o céu sempre transiciona, que o sol não se põe igualmente para todas, que nem todo mundo pode se abrigar da chuva e nem toda enchente é destrutiva. Há de se inundar de Megg Rayara Gomes de Oliveira.

Seu alagamento gera espelhos d’água, nos quais, nós, que sempre fomos vampiras, podemos nos ver finalmente refletidas. As muitas nós, Vitórias, Xicas, Joanes, Yayas, Rosalinas, Marys, Frances, Gildas, Sulkas, Palomas, Lumas, Marshas, Sylvias, Priscilas, Marias, Luas. As muitas nós, de muitos nomes que pingamos pelo mundo, as Travestis, as Hijiras, as Wakashus, as Dois-Espíritos, as Berdaches. O dilúvio da professora Megg devolve às nossas o direito de termos uma imagem, uma história, uma conexão (Lua Lamberti de Abreu).

Metadado adicionado por Editora Devires em 04/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/09/2025
Última alteração: 04/09/2025

Autores e Biografia

Oliveira, Megg Rayara Gomes de (Autor) - Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Especialização em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira, Educação e Ações Afirmativas no Brasil pela Universidade Tuiuti do Paraná ; mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta no setor de educação e professora no Programa de Pós-graduação em educação na Universidade Federal do Paraná. Está coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) desde 2019; foi coordenadora de Políticas Afirmativas na Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD); está coordenadora da Comissão de Políticas Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Educação desde 2020; Esteve na chefia do Departamento de Planejamento e Administração Escolar no Setor de Educação de dezembro de 2023 a outubro de 2024. Foi coordenadora dos Consórcios de NEABs e NEABIs da Região Sul, gestão 2019/2021. Está Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Equidade desde dezembro de 2024. Discute os seguintes temas: Relações raciais, Arte Africana, Arte Afro-brasileira, gênero e diversidade sexual. Em junho de 2018 foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná para representar o referido programa ao prêmio CAPES de melhor tese de 2017.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.