Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Psicanálise à brasileira



psicanálise, psicanálise à brasileira, psicanálise no Brasil, psicanálise e cultura brasileira, ensaios de psicanalistas brasileiros


Sinopse

A psicanálise foi gestada na Europa, em uma época e um território distantes de muitas experiências vivenciadas no Brasil, o que faz indagar sobre as especificidades da prática psicanalítica no encontro com o nosso país. Aqui, o leitor terá acesso a uma psicanálise dita à brasileira, de muitos sotaques e que se movimenta entre contradições, alianças e resistências. A partir das margens daquele que foi forjado como centro, o berço europeu do movimento psicanalítico, uma psicanálise em diálogo não submisso com o legado freudiano.
Na coletânea "Psicanálise à brasileira", ela carrega os sobrenomes ginga, lundu, parangolé, capoeira, maxixe e carnaval, significantes que questionam a pretensão de pureza na psicanálise e os riscos de sua subserviência epistêmica.


Os quatorze ensaios aqui reunidos celebram a contribuição de psicanalistas brasileiros, propondo teorias que refletem a complexidade e a riqueza das experiências no nosso território.

Metadado adicionado por Editora Devires em 03/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/09/2025
Última alteração: 03/09/2025

Autores e Biografia

Canavêz, Fernanda (Organizador) - Psicanalista e psicóloga. Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Professora do Departamento de Psicologia Clínica da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ. Coordenadora do marginália – Laboratório de Psicanálise e Estudos sobre o Contemporâneo. Organizou recentemente a coletânea Ensaios (marginais) sobre a confiança (Fi, 2022).; Birman, Joel (Organizador) - Psicanalista. Doutor em Filosofia pela USP. Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ. Pesquisador Associado da Universidade de Paris. Bolsista de produtividade do CNPq. Publicou recentemente Guerra e política em psicanálise (Civilização Brasileira, 2024) e As pulsões e seus destinos: do corporal ao psíquico (Civilização Brasileira, 2022).

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.