Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Donzelas-guerreiras
mulheridade, transgeneridade e guerra



Donzelas-guerreiras, Transgeneridade na história, Estudos de gênero e guerra, Literatura e identidade, Mulheres na história


Sinopse

Donzelas-guerreiras são personagens históricas e/ou literárias que no nascimento foram designadas como mulheres, mas que viveram durante longo tempo, às vezes até o final da vida, como homens e soldados. No entanto, há uma máquina interpretativa cisgênera que hegemonicamente nega a transição de gênero como uma possibilidade humana, reduzindo a identidade masculina à ideia de mero disfarce. Este livro busca repensar a transitividade de gênero desses personagens a partir da análise de textos literários e/ou históricos sobre Nzinga Mbandi, Baltasar do Couto Cardoso, Maria Quitéria de Jesus, Anita Garibaldi, Luzia, Guidinha do Poço e Diadorim.

As palavras que uso neste livro podem ficar desatualizadas em muito pouco tempo, porque o movimento transgênero ainda é jovem e está se definindo. Mas enquanto os slogans escritos nas bandeiras podem mudar rapidamente, a luta vai continuar. Uma vez que estou escrevendo este livro como uma contribuição para a demanda por libertação transgênero, a linguagem que estou usando neste livro não visa definir, mas defender as diversas comunidades que estão se unindo (LESLIE FEINBERG, 1997, p. IX, Tradução própria).

Metadado adicionado por Editora Devires em 12/12/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/12/2025
Última alteração: 12/12/2025

Autores e Biografia

Maia, Helder Thiago (Organizador) - Investigador no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Doutor em Literatura pela Universidade Federal Fluminense (2018). Editor das revistas Periódicus (UFBA) e Via Atlântica (USP). Este livro é resultado de um estágio de pós-doutoramento, realizado na USP, entre 2018 e 2022, com bolsa financiada pela FAPESP, entre 2019 e 2022, sob número 2018/19521-4.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.