Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Sertão, sertões
repensando contradições, reconstruindo veredas



Canudos, Antonio Conselheiro, História, repressão, violência, jagunços, conselheiristas, República, sertão, veredas, coronelismo, caatinga, sertanejo, sindicalismo rural, Bahia, euclides da cunha, Editora Elefante, Elefante


Sinopse

Canudos — sua gente, sua terra, suas lutas, seus dissensos instauradores — continua em disputa. Se Canudos e os conselheiristas foram feitos inimigos da República brasileira, do progresso e do desenvolvimento, seus sobreviventes — sobreviventes, não vítimas — espalharam-se como sementes de resistência. Por isso, voltamos a Canudos e às suas lutas. Não para reconstruir o tempo de Antonio Conselheiro como monumento imóvel e petrificado. Trata-se de reconhecer, lá e aqui, o esforço de reavivar "as centelhas da esperança" acesas pela tradição de rebeldia dos pobres, dos trabalhadores, dos oprimidos, que, ao escavar a própria história, vão construindo um modo de ser e de existir que permita romper com as dominações. Voltamos a Canudos, ao sertão e a seus múltiplos sentidos, disputando e contrarrestando os significados impostos desde fora como monumento-barbárie que consolidaram a visão dicotômica e dual entre o sertão e o Brasil. Se o sertão virou o Outro do Brasil, estamos somados a muitas outras Canudos no esforço de ressignificar e renomear o próprio Brasil. […] Este livro se pretende parte do diálogo e da disputa. É uma aposta: somente a tradição dos oprimidos, repensando contradições e reconstruindo veredas, será capaz de despertar as centelhas da esperança por uma vida vivida como construção compartilhada da utopia. Canudos resiste, lá e aqui.

Metadado adicionado por Editora Elefante em 12/11/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/11/2020
Última alteração: 22/09/2023
Última alteração de preço: 22/09/2023

Autores e Biografia

Barros, Joana (Organizador) , Prieto, Gustavo (Organizador) , Marinho, Caio (Organizador) , Editora Elefante (Instituição) , Breda, Tadeu (Editor) , Oliveira, Bianca (Projeto gráfico)

Sumário

APRESENTAÇÃO Um caminho até Canudos PARTE 1 NO CHÃO D'OS SERTÕES E SUAS VEREDAS Martírio e redenção- Antonio Candido Desenvolvimento e narrativas do atraso: a campanha contra Canudos e as veredas da resistência - Joana Barros Coronelismo e campesinato na formação territorial d'Os sertões - Gustavo Prieto Os sertões, a ideia de Nordeste e a Bahia - Clímaco César Siqueira Dias Uma terra e seus sertões: o imaginário e um rio - Marco Antonio Tomasoni PARTE 2 A TERRA E O HOMEM, OU A TERRA DOS HOMENS No domínio das caatingas - Aziz Ab'Saber A formação das paisagens sertanejas no tempo e no espaço - Grace Bungenstab Alves As secas no sertão: dualidade climática entre o excepcional e o habitual - Paulo C. Zangalli Junior PARTE 3 O HOMEM EM LUTA: SOBRE CONTRADIÇÕES E RESISTÊNCIAS NOS SERTÕES DA BAHIA HOJE Negociação coletiva e genealogia do sindicalismo rural no Submédio São Francisco - Felipe Santos Estrela de Carvalho1 Descaminhos do Judiciário e conflitos agrários nas comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto no sertão - Cloves dos Santos Araújo Entre euclidianos e conselheiristas: Canudos resiste - João Batista da Silva Lima Entre a água e a memória da cidade de Canudos: contradições contemporâneas do sertão baiano - Caio Marinho, Elisa Verdi e Gabriela de Souza Carvalho POSFÁCIO SOBRE OS AUTORES SOBRE OS FOTÓGRAFOS IMAGENS INTRODUÇÃO Sob as ruínas, a terra-vida de Canudos PARTE 1 A TERRA, O TERRITÓRIO, O CHÃO DE CANUDOS PARTE 2 O HOMEM, A PRESENÇA DO EXÉRCITO, CONSELHEIRISTAS PARTE 3 A LUTA, FLAGRANTES DA GUERRA, CONFLITOS PELA TERRA



Book Trailer

Áreas do selo: ArtesHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacional

Desde 2011, publicamos livros de não-ficção sobre diversos temas, entre os quais: feminismo, antropologia, América Latina, descolonização, alternativas. Temos em nosso catálogo mais de 100 livros, incluindo alguns HQs e livros de poesia. Conheça nossos títulos, amplifique as discussões e amplie as perspectivas.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.