Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Memória ocular
cenas de um Estado que cega



violência, Estado, Polícia Militar, repressão, redemocratização, bala de borracha, protesto, manifestação, 13 de junho, 2013, Editora Elefante, Elefante


Sinopse

Em 13 de junho de 2013, o fotógrafo Sérgio Silva foi alvejado no olho por uma bala de borracha da Polícia Militar enquanto cobria um protesto no centro de São Paulo. Perdeu a visão na mesma hora. Cinco anos depois, o pedido de indenização que moveu na justiça já foi negado em primeira e segunda instâncias. E as bombas e os projéteis da PM alcançaram a vista de pelo menos mais cinco pessoas.
Em textos e imagens, Memória ocular acompanha a trajetória do fotógrafo ano a ano, e aborda também o drama de outros cidadãos cegados — ou quase — pela polícia paulista. É uma tentativa de entender como a violência se multiplica na vida de quem foi atingido pelas armas oficiais, criando profundas cicatrizes psicológicas além das que permanecem no corpo. O que significa ser uma vítima do Estado hoje, depois de mais de trinta anos de "redemocratização"?

Metadado adicionado por Editora Elefante em 17/05/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786587235028 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 17/05/2024
Última alteração: 17/05/2024

Autores e Biografia

Breda, Tadeu (Autor)

Áreas do selo: ArtesHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacional

Desde 2011, publicamos livros de não-ficção sobre diversos temas, entre os quais: feminismo, antropologia, América Latina, descolonização, alternativas. Temos em nosso catálogo mais de 100 livros, incluindo alguns HQs e livros de poesia. Conheça nossos títulos, amplifique as discussões e amplie as perspectivas.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.