Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Capitu e a mulher fatal
análise da presença francesa em Dom Casmurro



Capitu e a mulher fatal, Análise da presença francesa em Dom Casmurro, Gilberto Pinheiro Passos, Literatura Brasileira, influência francesa, capitu editora nankin, dom casmurro editora nankin, machado de assis editora nankin, machado editora nankin, machado de asssis editora alameda, capitu editora alameda, gilberto pinheiro passos editora nankin, gilberto pinheiro passos editora alameda, gilberto pinheiro passos influência francesa na literatura brasileira, gilberto pinheiro passos capitu, gilberto pinheiro passos dom casmurro, gilberto pinheiro passos machado de assis, capitu e a mulher fatal editora nankin, capitu e a mulher fatal editora alameda


Sinopse

O estudo que o leitor tem em mãos retoma a análise e interpretação do Dom Casmurro, de Machado de Assis. Especialmente a interrogação centenária sobre o enigma de Capitu, ré e vítima, que permanece assim na cultura brasileira letrada.Essa Capitolina, “olhos de ressaca” e de “cigana oblíqua e dissimulada”, é observada, cuidadosamente, pelas lentes francesas do romance romântico/realista, além das do Shakespeare de Otelo, em opressão, psicopatologia cotidiana e ciúme, como encarnação da mulher fatal. Porém, a mulher fatal matreiramente adaptada por Machado de Assis ao “tamanho fluminense” do Brasil do dezenove.A mulher fatal não mais cortesã e devoradora de homens, senão que, vizinha pobre e deserdada, deslocada para dentro da família patriarcal, rica, burguesa e católica do Rio de Janeiro. Devidamente abrasileirada, personagem e simulacro, a viver uma pequena tragédia suburbana,verdadeira e sombria, construída numa relação afetiva e de classe social,que muito sugere do Brasil escravista e periférico.Todos sabemos que Machado de Assis foi um grande leitor e tinha predileção pela língua e pela literatura francesas. Há anos, o prof. Gilberto Pinheiro Passos, especialista em ambas e machadiano de quatro costados, arregaçou as mangas e pôs-se a pesquisar, exaustivamente, e com inteligência e sensibilidade incomuns, o influxo francês nos romances maduros de Machado.

....................................................................................

Sobre o autor: Gilberto Pinheiro Passos atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Sua áreas de interesse são: literatura comparada, Machado de Assis, Brasil-França, literatura francesa e literatura brasileira.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 26/09/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/09/2018
Última alteração: 14/02/2024
Última alteração de preço: 14/02/2024

Autores e Biografia

Passos, Gilberto Pinheiro (Autor)

Sumário

1. DE ADULTÉRIOS E QUE TAIS - 11
Limites - 11

2. DISSIMULAÇÃO E LITERATURA - 17

3. UMA MULHER TÃO BRASILEIRA - 25
Capitolina -25
O tema - 27
A mulher e a burguesia fluminense -31

4. CONFIGURAÇÕES - 35
A configuração física - 35
A configuração patronímica e onomástica - 43

5. ESPAÇOS, 47
De casas e muros - 47
O espaço à francesa - 51

6. UM HOMEM. CASMURRO - 53
De seminaristas e ex-seminaristas - 53
A volúpia da tristeza - 56
Amargor e ironias de um homem de escol - 58
O pêndulo afetivo - 61
Índices de submissão - 63
A negação da continuidade - 67
Publicidade e literatura - 71

7. UM CONFLITO - 75
O mundo do ciúme - 75
A falta da palavra alheia - 82
Um amigo-rival - 83
Embates - 88

8. O PATÉTICO DA SUBSTITUIÇÃO - 91
Mudanças - 91
Encantos e desencantos franceses - 101

Bibliografia consultada - 101

SOBRE O AUTOR - 103



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.