Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Jane Austen e as resenhas de sua obra no século XIX



literatura inglesa - crítica textual, escritoras inglesas - crítica e interpretação, jane austen 1775-1817 - crítica e interpretação


Sinopse

No total, são dezesseis resenhas dos romances de Austen que apareceram após a publicação das primeiras edições. Razão e sensibilidade recebeu duas críticas quando publicado pela primeira vez em 1812, seguidas por três críticas a Orgulho e preconceito no ano seguinte. Mansfield Park circulou impresso em 1814, mas não foi resenhado em nenhuma das principais publicações. Isso contrasta com o próximo romance de Austen, Emma, que inspirou oito resenhas quando foi publicado em 1815, incluindo um excelente artigo do colega romancista, Walter Scott, para o Quarterly Review. Após a morte de Austen em julho de 1817, A abadia de Northanger e Persuasão foram publicados juntos, em dezembro, e receberam três resenhas críticas no ano seguinte. Todas essas resenhas foram por nós compiladas e estão aqui apresenta das e discutidas, pela primeira vez, em inglês e em português. Para alguns leitores, este pode ser o primeiro contato com o jornalismo literário do século XIX, portanto fornecemos um contexto útil sobre o ambiente editorial no período da Regência, quando muitas novas publicações começaram a aparecer (incluindo jornais diários, revistas semanais ou mensais e resenhas literárias de alto nível), e quando práticas editoriais, como a resenha, solidificaram-se nas formas que reconhecemos hoje.

Metadado adicionado por Editora UFPR em 16/12/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/12/2024
Última alteração: 16/12/2024

Autores e Biografia

Sá, Luiz Fernando Ferreira (Autor) - Possui mestrado em Estudos Literários: Literaturas de Expressão Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado sanduíche em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Columbia University (2002) e pós-doutorado na PUC-MINAS (2006) e na Universidade de Birmingham (2018). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas em Inglês e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: os inícios da modernidade inglesa com John Milton e William Shakespeare, pós-modernismo, pós-colonialismo e Salman Rushdie, os espaços liminais das listas em textos literários, Gabinetes de curiosidades (arquivo, coleção, lista). Coordenador do núcleo de estudos REC - A Renascença em Contracena (https://recarenascencaemcontracena.wordpress.com/).; Covelo, Roxanne (Autor) - Possui doutorado em Letras (UFMG), mestrado em Literatura Comparada (Universidade de Toronto) e graduação em Língua e Literatura Francesa (Universidade de Toronto, magna cum laude). Sua pesquisa se concentra na literatura do século XIX e principalmente no intercâmbio das literaturas francófonas e anglófonas dessa época. É co-coordenadora do projeto de extensão "Neurociência na Literatura" na UFMG e revisora do periódico "Medical Humanities". Sua atuação profissional é nas áreas de tradução, edição de livros e ensino de idiomas. Atualmente é professora substituta na UFMG.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.