Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Quatro clics em Paulo Leminski



Poesia brasileira, leminski - paulo - 1944 - 1989, critica e interpretação, poetas brasileiro - curitiba (PR), poesia lírica, leminski - paulo - 1944 - 1989 - critica e interpretação


Sinopse

Uma qualidade empolgante deste livro é que, ao mergulhar em sua leitura, vamos nos impregnando do tom e do jeito de ser do próprio Leminski. Graças ao estilo de escrita de Rafael, somos convidados a entrar para o convívio do poeta, como se ele, o seu crítico e nós, seus leitores, formássemos afinal um só diamante. […] A partir da poesia de Leminski, o estudioso reflete sobre as facetas do sujeito lírico cindido ou fragmentado na obra de numerosos poetas, abrindo um leque que principia no romantismo e vem desaguar nos contemporâneos — questão que atravessa a modernidade. […] O estilo ensaístico do pesquisador permite a errância através da poesia brasileira — leitor entusiasta, que quer nos guiar por um espectro amplo, circulando à volta do ator principal. VIVIANA BOSI Professora Livre-Docente em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (USP).

Metadado adicionado por Editora UFPR em 10/09/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/09/2024
Última alteração: 10/09/2024

Autores e Biografia

Belúzio, Rafael Fava (Autor) - Pós-doutorando em Letras (CNPq e UFES), atuando no desenvolvimento do Memorial Poético dos Anos de Chumbo. Possui doutorado com tese sobre Paulo Leminski e mestrado com dissertação sobre Álvares de Azevedo, ambos em Estudos Literários: Literatura Brasileira (UFMG); graduação em Letras (UFV) e graduação em Filosofia (UFMG). Trabalha principalmente com Poesia Brasileira e com Teorias da Poesia. Autor dos livros "Uma lira de duas cordas: o ritmo como elemento construtivo da binomia de 'Lira dos vinte anos'" (crítica literária); e "1929" (crônicas); e das plaquetes de poemas "Opus 3" e "Opus 10: ensaio desentranhado"; tendo ainda organizado o volume "'Sou poeta menor, perdoai': Manuel Bandeira pela crítica contemporânea". Atualmente coordena, junto com Andréa Sirihal Werkema, a Coleção Crítica Contemporânea, na Alameda Editorial.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.