Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Copa do mundo 2014
futebol, mídia e identidades nacionais



Copa do Mundo 2014


Sinopse

Após a Copa do Mundo de 2014, muitas coisas em que acreditávamos deixaram de fazer sentido. Por exemplo, a “tragédia” de 1950, nosso grande mito fundador como “país do futebol” (um jogo do qual somente os mais velhos têm registros na memória), perdeu boa parte de seu potencial dramático quando comparada com a humilhante derrota por 7 × 1, a que assistimos incrédulos em 2014, ao vivo e em cores. A “mística da camisa amarela”, nossa crença em que “com brasileiro não há quem possa” e no destino manifesto de glórias reservado ao futebol do Brasil, passou a parecer infantilidade, pensamento mágico, ingenuidade. Naquele jogo, algo se quebrou para sempre.

Nesse campo de significados muito mais dinâmico e surpreendente do que supúnhamos, este livro representa uma tentativa de explorar este momento de transição, momento em que instituições e processos se transformam, e em que aquilo que virá a ser novo ainda não se mostra de modo claro.

Os trabalhos publicados neste livro foram apresentados em um evento organizado pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esporte (Leme), da Uerj, em setembro de 2014. Com a participação de pesquisadores/as de renome internacional, esta coletânea representa um importante passo para nós, pesquisadores/as do esporte, superarmos a estupefação do primeiro momento e passarmos a pensar os significados articulados ao futebol na identidade nacional brasileira sob esta nova perspectiva.

Metadado adicionado por Lamparina em 11/03/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 11/03/2020
Última alteração: 24/01/2023
Última alteração de preço: 24/01/2023

Autores e Biografia

Helal, Ronaldo (Autor), Gastaldo, Édison (Autor), Alabarces, Pablo (Autor), Holanda, Bernardo Borges Buarque de (Autor), Guerra, Márcio (Autor), Curi, Martin (Autor), Amaro, Fausto (Autor), Pereira, Camila Augusta Alves (Autor), Marques, José Carlos (Autor), Toledo, Luiz Henrique de (Autor), Mostraro, Filipe Fernandes Ribeiro (Autor), Brinati, Francisco Ângelo (Autor), Freitas, Ricardo Ferreira (Autor), Santos, Maria Helena Carmo dos (Autor), Lins, Flávio (Autor), Helal, Ronaldo (Organizador), Gastaldo, Édison (Organizador)

Sumário

Apresentação
Ronaldo Helal
Édison Gastaldo

“Brasil, decime qué se siente”: fútbol, música, narcisismo y estado, o el fracaso de mascherano
Pablo Alabarces

Ecos da tragédia: memorialismo esportivo e a representação da Copa de 1950
Bernardo Borges Buarque de Hollanda

Em debate, os (des)caminhos do jornalismo esportivo
Márcio Guerra

O ritual nacional conflitivo do país do futebol: um resumo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Martin Curi

Neymar, craque e garoto-propaganda: um estudo de caso da apropriação publicitária do atleta
Fausto Amaro
Ronaldo Helal
Camila Augusta Alves Pereira

#somostodosneymar: questões de identidade no jornalismo impresso ante o Brasil × Alemanha na Copa do Mundo de 2014
José Carlos Marques

1 × 7 ≠ 50: por onde escoaram as lágrimas da Copa de 2014?
Luiz Henrique de Toledo

Nova pátria de chuteiras? Copa de 2014, imprensa e as mudanças sobre o “país do futebol”
Ronaldo Helal
Filipe Fernandes Ribeiro Mostraro
Francisco Ângelo Brinati

Porto Maravilha: construção da narrativa do branding urbano para a Cidade Olímpica 2016
Ricardo Ferreira Freitas
Maria Helena Carmo dos Santos
Flávio Lins

As duas copas do mundo de 2014
Édison Gastaldo



Áreas do selo: ArtesAutoajudaConcurso públicoEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

A Lamparina editora foi criada em 2004, no Rio de Janeiro. No catálogo inicial, obras de literatura — ensaios, romances, textos infantojuvenis, poesia e teatro. Em 2007, a Lamparina incorporou ao catálogo títulos da DP&A editora. O nome é inspirado na infância da editora Tereza Andrade – que lia à luz de lamparina quando criança –, e uma referência ao objeto, que, com querosene ou óleo, é combustível ao saber, ao conhecimento, à curiosidade. Pavio que, aceso, produz chama que ilumina. Hoje, com o designer Fernando Rodrigues como sócio e responsável pela produção editorial e gráfica, a Lamparina abrange em seu catálogo obras de excelência de ciências humanas e sociais, comunicação, arte, direito, educação e pedagogia, filosofia, geografia, história, ciências políticas, arquitetura e urbanismo. Nossos títulos e autores receberam reconhecimento em prêmios, indicações a prêmios literários e/ou foram adotados em programas de fomento à leitura, além de citados em trabalhos e recomendados em bibliografias para concursos de relevo. Com 16 anos de existência, Lamparina publicou obras dos mais respeitados pensadores e pesquisadores brasileiros e internacionais, referências em vários centros de ensino. Entre os nossos autores e ilustradores estão Heliana Conde, Stuart Hall, Milton Santos, Massimo Canevacci, Rosimeri de Oliveira Dias, Regina Abreu, Donaldo Schüler, Maria Esther Maciel, Antonio Negri, Walter Omar Kohan, Elvira Vigna, Maria Amália de Oliveira, Lília Ferreira Lobo, Erika Moreira Martins, Maria Lúcia Lemme Weiss, Márcio Piñon, Julia Adão Bernardes, Estela Scheinvar, Ana Clara Torres Ribeiro, Catia Antonia Silva, Henri Acselrald, Hassan Zaoual, Marcio Caetano, Paulo Malgaço da Silva Junior, Acácio Augusto. #lamparinaeditora #leialamparina

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.