Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Doce amargo
Um relato em quadrinhos do maior desastre ambiental do Brasil



Rompimento de barragem, Barragem de Fundão, Mariana, Minas Gerais, Samarco, Vale, BHP, Tragédia ambiental, Desastre socioambiental, Rio Doce, Lama tóxica, Rejeitos tóxicos, Rejeitos de mineração, Poluição, Metais pesados, Arsênio, Mercúrio, Chumbo, Desastre hídrico, Desabastecimento de água, Governador Valadares, Crise social, Impacto ambiental, Peixes mortos, Fauna, Flora, Erosão, Desmatamento, Mineração, Alteamento a montante, Responsabilidade corporativa, Evacuação, Solidariedade, HQ jornalística, Brasil contemporâneo


Sinopse

Em 5 de novembro de 2015, a barragem de rejeitos de minério de ferro de Fundão, em Mariana (MG), se rompeu. A estrutura armazenava 55 milhões de metros cúbicos de resíduos, o equivalente a 21 mil piscinas olímpicas, que desceram pela natureza como uma onda de destruição. A lama tóxica percorreu 660 quilômetros pelo Rio Doce, atingindo 38 municípios, matando pessoas, engolindo comunidades inteiras e lavouras, e eliminando toda forma de vida em um dos rios mais importantes do país. O impacto chegou à foz, no Espírito Santo, e alcançou o oceano Atlântico.

No caminho da lama estava Governador Valadares, cidade de quase 280 mil habitantes que tinha o Rio Doce como única fonte de abastecimento. Quando as torneiras secaram, a maior cidade do leste mineiro ficou à beira do colapso.
Morador da cidade, João Marcos Mendonça viveu essa realidade com sua família e transformou o primeiro ano após o desastre em um relato pessoal em quadrinhos. Medo, caos, angústia e incerteza se misturam às promessas não cumpridas, e também aos pequenos acontecimentos do dia a dia, que ganham outro peso no cenário da maior tragédia ambiental brasileira.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 21/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/08/2025
Última alteração: 21/08/2025

Autores e Biografia

Mendonça, João Marcos (Autor) - João Marcos Mendonça nasceu em Ipatinga (MG). Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Autor de mais de 15 livros em quadrinhos para crianças, publicados por diversas editoras, recebeu prêmios como o Cátedra 10 UNESCO de Leitura PUC-Rio. Em 2024, foi artista convidado do Batman Day, da DC Comics, em comemoração aos 85 anos do Homem Morcego. Atua também como ilustrador e pesquisador sobre o uso das histórias em quadrinhos na educação, trabalho que lhe rendeu o troféu HQ Mix e originou publicações teóricas na área. Ministra palestras e oficinas em instituições de ensino, eventos literários e de quadrinhos no Brasil e no exterior. É autor da série de tiras Escola de Passarinhos, publicada no Instagram, que aborda o universo da educação e deu origem a uma startup de mídia.

Áreas do selo: ArtesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTeoria e crítica literária

O Grupo Editorial Autêntica partiu, em 2011, para uma grande empreitada: os quadrinhos. E para abarcar as obras dessa fascinante forma de arte, a Editora Nemo foi criada. A proposta inicial da Nemo era reunir nomes mundialmente reconhecidos das HQs e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades. Entre os autores que compõem o catálogo da editora estão os consagrados Jean Giraud, francês conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius, o italiano Hugo Pratt, criador do clássico personagem Corto Maltese, o francês Jacques Tardi, autor de brilhantes HQs históricas, o genial Enki Bilal e o surpreendente Frederik Peeters. O catálogo é também composto por vários talentos dos quadrinhos nacionais, como Flavio Colin, Will, Lillo Parra, José Aguiar, entre outros. O time de autoras nacionais da Nemo conta com as premiadas quadrinistas Lu Cafaggi, Bianca Pinheiro, Fernanda Nia, Fefê Torquato e roteiros da best-seller Paula Pimenta. Cumprindo com brilhantismo sua proposta inicial, a editora viu a necessidade de trazer também a publicação de graphic novels com temáticas de relevância, como questão de gênero, abuso sexual, misoginia e responsabilidade social para o Brasil. Céline Fraipont, Pierre Bailly, Ugo Bertotti, Mana Neyestani, Power Paola, Margaux Motin, Pénélope Bagieu, Julia Wertz e muitos outros incorporam o time de autores que prometem romances gráficos instigantes e inesquecíveis. Com a proposta de combater o preconceito existente no segmento, a editora agora aposta em publicações de autoria feminina para mostrar que, mais do que nunca, as mulheres têm produzido quadrinhos de qualidade no mundo todo. Em 2015, a editora assumiu o desafio de publicar também livros voltados ao universo Geek, como as aventuras protagonizadas por personagens de LEGO e as que se passam no ambiente do jogo Minecraft. Destas últimas, A espada de Herobrine e A vingança de Herobrine, do brasileiro Jim Anotsu, encontraram grande repercussão, tendo seus direitos de tradução vendidos para países como Portugal, França, Alemanha e Reino Unido. A direção executiva da Nemo é de Arnaud Vin, francês radicado no Brasil há mais de 20 anos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.