Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Sessenta primaveras no inverno



História em quadrinhos, quadrinhos, HQ, graphic novel, novela gráfica, mulheres, crise existencial, mudança, liberdade, vida, separação, emancipação, velhice, amor, viagens, feminismo, patriarcalismo, vida familiar, casal, homossexualidade, LGBTIA+, literatura francesa, século XXI


Sinopse

Ilustrado pela autora do premiado Dias de areia

No dia em que completa 60 anos, Josy se recusa a assoprar as velas do bolo de aniversário. Ela já está de malas prontas. Havia tomado uma decisão: iria deixar o marido e a casa para recuperar a sua liberdade, ganhando a estrada com a velha Kombi. Sua família, inicialmente chocada, não deixará de culpá-la por essa escolha, que todos consideram egoísta.

Nos primeiros dias, Josy irá se manter firme, conhecendo novas amigas, que vivenciam destinos semelhantes e enfrentam a mesma incompreensão social. Mas será isso suficiente para que ela assuma plenamente sua vontade de um recomeço? Talvez, se o amor estiver envolvido...

Aimée de Jongh e Ingrid Chabbert criam um retrato sutil, comovente e moderno de uma crise de meia-idade em um road movie que é impossível parar de ler até o final. Uma obra com um surpreendente sopro de liberdade, que se atreve a lidar com o tabu da mudança de vida e da sexualidade.

"Esta graphic novel é uma excelente leitura! Consegue misturar sutilmente a luta pela emancipação da mulher com a poesia e a suavidade dos desenhos."
Elodie Métral, Paris Match

"A crise dos 60 anos não é apenas masculina. O final [de Sessenta primaveras no inverno] é soberbo, surpreendente, preciso, com um excelente desenho de Aimée de Jongh."
Ligne Clair (www.ligneclair.info)

"Aos 60 anos de idade, Josy romperá voluntariamente com sua vida passada. Para o melhor ou para o pior. Uma HQ em sintonia com os tempos atuais."
Eric Rubert, Unidivers.fr

"O bom desempenho de Aimée de Jongh confirma que cada novo lançamento da autora vale a pena ser seguido. Tanto pelo seu talento como contadora de histórias como pela sua direção artística, sempre bem escolhida."
M. Moubariki, BDGest

"Um aniversário que, mais do que uma ruptura, marca o início de uma nova vida, que não é tão fácil como se esperava."
Patrick Seghi, La Voix du Nord (www.lavoixdunord.fr)

"Com Sessenta primaveras no inverno, Ingrid Chabbert apresenta uma história original, inesperada e comovente. Ela mostra que não há idade para mudar a vida e a orientação sexual de uma pessoa. O desenho suave, preciso e emocional de Aimée de Jongh ilustra perfeitamente a saga de Josy. Uma descoberta muito agradável!"
Metro (www.fr.metrotime.be)

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 09/02/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 09/02/2023
Última alteração: 11/12/2024

Autores e Biografia

Jongh, Aimée de (Autor) , Silveira, Renata (Tradutor)

Áreas do selo: ArtesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTeoria e crítica literária

O Grupo Editorial Autêntica partiu, em 2011, para uma grande empreitada: os quadrinhos. E para abarcar as obras dessa fascinante forma de arte, a Editora Nemo foi criada. A proposta inicial da Nemo era reunir nomes mundialmente reconhecidos das HQs e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades. Entre os autores que compõem o catálogo da editora estão os consagrados Jean Giraud, francês conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius, o italiano Hugo Pratt, criador do clássico personagem Corto Maltese, o francês Jacques Tardi, autor de brilhantes HQs históricas, o genial Enki Bilal e o surpreendente Frederik Peeters. O catálogo é também composto por vários talentos dos quadrinhos nacionais, como Flavio Colin, Will, Lillo Parra, José Aguiar, entre outros. O time de autoras nacionais da Nemo conta com as premiadas quadrinistas Lu Cafaggi, Bianca Pinheiro, Fernanda Nia, Fefê Torquato e roteiros da best-seller Paula Pimenta. Cumprindo com brilhantismo sua proposta inicial, a editora viu a necessidade de trazer também a publicação de graphic novels com temáticas de relevância, como questão de gênero, abuso sexual, misoginia e responsabilidade social para o Brasil. Céline Fraipont, Pierre Bailly, Ugo Bertotti, Mana Neyestani, Power Paola, Margaux Motin, Pénélope Bagieu, Julia Wertz e muitos outros incorporam o time de autores que prometem romances gráficos instigantes e inesquecíveis. Com a proposta de combater o preconceito existente no segmento, a editora agora aposta em publicações de autoria feminina para mostrar que, mais do que nunca, as mulheres têm produzido quadrinhos de qualidade no mundo todo. Em 2015, a editora assumiu o desafio de publicar também livros voltados ao universo Geek, como as aventuras protagonizadas por personagens de LEGO e as que se passam no ambiente do jogo Minecraft. Destas últimas, A espada de Herobrine e A vingança de Herobrine, do brasileiro Jim Anotsu, encontraram grande repercussão, tendo seus direitos de tradução vendidos para países como Portugal, França, Alemanha e Reino Unido. A direção executiva da Nemo é de Arnaud Vin, francês radicado no Brasil há mais de 20 anos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.