Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Colaboração horizontal



Quadrinhos, história em quadrinhos, HQ, resistência, violência, traição, mulheres, colaboração, amor, adulto, história de amor proibido, guerra, Ocupação, nazismo, Segunda Guerra Mundial, estatuto das mulheres, literatura francesa, Paris, França


Sinopse

“Colaboração horizontal” é um termo usado para descrever os relacionamentos românticos e sexuais que algumas mulheres francesas tiveram com membros das forças da Ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta graphic novel incisiva e centrada na mulher, criada pela dupla Carole Maurel e Mademoiselle Navie, o tabu de “dormir com o inimigo” é explorado por meio da história de um caso tórrido e proibido.

Em junho de 1942, Rose – cujo marido é prisioneiro de guerra – intervém para evitar a captura de sua vizinha judia e inicia acidentalmente uma relação secreta com o oficial investigador alemão, Mark. Apenas um passo separa o heroísmo da traição, e muitas vezes esse é um passo perigoso.

Dentro de um conjunto residencial no 11º arrondissement de Paris, pouco escapa à percepção do marido cego da síndica. Através de seus olhos sem visão, mas cientes de tudo, descobrimos sobre a relação oculta de Rose e Mark, e também sobre as histórias e os problemas entrelaçados dos outros inquilinos, em sua maioria mulheres e crianças, que enfrentam questões complexas, como violência doméstica, incesto e prostituição. Este fascinante romance gráfico aborda o tema ainda sensível de como e quem é aceitável amar, com ilustrações íntimas e etéreas que trazem à vida, de forma vívida, o drama dessa bela história.

“A história de um amor impossível, que evoca os grandes clássicos da literatura – Tristão e Isolda, Paulo e Virgínia – e nos lembra como pode ser difícil e perigoso nos apaixonarmos, especialmente em tempos de guerra. Uma verdadeira joia.”
ActuaLitté

“A raiva do povo francês foi descarregada nas mulheres pela forma como estas navegaram e sobreviveram à Ocupação – muitas delas foram publicamente insultadas, agredidas e brutalizadas ao final da guerra. A história em Colaboração horizontal é fictícia, mas representa a essência de tais realidades.”
PopMatters

“Duas autoras, Navie e Carole Maurel, escrevem este sutil conto de heroísmo, beleza, esperança e traição...”
BDZoom

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 11/10/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 11/10/2022
Última alteração: 14/11/2022

Autores e Biografia

Navie (Autor), Maurel, Carole (Ilustrador), Silveira, Renata (Tradutor)

Áreas do selo: ArtesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTeoria e crítica literária

O Grupo Editorial Autêntica partiu, em 2011, para uma grande empreitada: os quadrinhos. E para abarcar as obras dessa fascinante forma de arte, a Editora Nemo foi criada. A proposta inicial da Nemo era reunir nomes mundialmente reconhecidos das HQs e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades. Entre os autores que compõem o catálogo da editora estão os consagrados Jean Giraud, francês conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius, o italiano Hugo Pratt, criador do clássico personagem Corto Maltese, o francês Jacques Tardi, autor de brilhantes HQs históricas, o genial Enki Bilal e o surpreendente Frederik Peeters. O catálogo é também composto por vários talentos dos quadrinhos nacionais, como Flavio Colin, Will, Lillo Parra, José Aguiar, entre outros. O time de autoras nacionais da Nemo conta com as premiadas quadrinistas Lu Cafaggi, Bianca Pinheiro, Fernanda Nia, Fefê Torquato e roteiros da best-seller Paula Pimenta. Cumprindo com brilhantismo sua proposta inicial, a editora viu a necessidade de trazer também a publicação de graphic novels com temáticas de relevância, como questão de gênero, abuso sexual, misoginia e responsabilidade social para o Brasil. Céline Fraipont, Pierre Bailly, Ugo Bertotti, Mana Neyestani, Power Paola, Margaux Motin, Pénélope Bagieu, Julia Wertz e muitos outros incorporam o time de autores que prometem romances gráficos instigantes e inesquecíveis. Com a proposta de combater o preconceito existente no segmento, a editora agora aposta em publicações de autoria feminina para mostrar que, mais do que nunca, as mulheres têm produzido quadrinhos de qualidade no mundo todo. Em 2015, a editora assumiu o desafio de publicar também livros voltados ao universo Geek, como as aventuras protagonizadas por personagens de LEGO e as que se passam no ambiente do jogo Minecraft. Destas últimas, A espada de Herobrine e A vingança de Herobrine, do brasileiro Jim Anotsu, encontraram grande repercussão, tendo seus direitos de tradução vendidos para países como Portugal, França, Alemanha e Reino Unido. A direção executiva da Nemo é de Arnaud Vin, francês radicado no Brasil há mais de 20 anos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.