Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Canto para Govinda



cultura hindu; Literatura indiana, poesia indiana, poesia asiática; yoga, hinduísmo, misticismo, transcendência, dança indiana; sânscrito; mitologia; místico; casal; erótico; divino; Kṛiṣhṇa; Vishnu; Rādhā; pastores; Gita Govinda; Índia


Sinopse

Peça fundamental da cultura hinduísta, Canto para Govinda narra em um ritmo intenso de dança a história de amor entre dois pastores, oscilando entre a dimensão do terreno e do místico. Este clássico recebe nova tradução do sânscrito, privilegiando a sonoridade musical e contextualizando termos para leitores pouco familiarizados com a tradição indiana. Canto para Govinda, poema composto no século XII por Jayadeva, inspirou artistas de diversas áreas ao longo dos séculos, tornando-se central na música e na dança indiana, além de fonte mitológica riquíssima para estudantes da filosofia da yoga. Nele, a história de amor entre os pastores Govinda e Rādhā desfila por diversos estágios, da separação à união carnal, habitando ao mesmo tempo a dimensão erótica e a mística. A linguagem, sugestiva e repleta de insinuações, mostra que a arte poética é o espaço de encontro entre o humano e o divino, onde as fronteiras do “eu” são dissolvidas. Canto para Govinda transcende o status de mera curiosidade cultural, alcançando o patamar literário de clássico atemporal a ser redescoberto pelo cânone.

Metadado adicionado por Companhia das Letras em 28/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 28/10/2024
Última alteração: 28/10/2024

Autores e Biografia

Jayadeva (Autor) , Gonçalves, João Carlos B. (Tradutor) , Dantas, Danna (Capista) , Gonçalves, João Carlos B. (Introdução)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.