Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O liberato
Entre o vermute e a sopa / Uma noite em claro



O Liberato, Artur Azevedo, teatro brasileiro, comédia, romantismo, abolição, escravatura, ironia, crítica social, Rio de Janeiro, século XIX, humor, família, liberdade, emancipação, Moreira, Rosinha, Ramiro, Dona Perpétua, Major Gaudêncio.


Sinopse

Curiosamente, a primeira peça deste livro, O Liberato, não apresenta nenhum escravo em cena. Liberato é o nome do personagem que permanece nos bastidores, doente, ardendo em febre, enquanto a ação se desenvolve no palco, com personagens brancos, divididos em dois grupos: os que são favoráveis à abolição e os que são contrários. A ação se passa no Rio de Janeiro em 1880. Na cena de abertura, um retrato da mentalidade escravista: Dona Perpétua entra mal-humorada, porque fora ao quarto de Liberato buscá-lo, com um vergalho na mão, pronta para açoitá-lo, e o “diabo do negro”, o “desavergonhado” estava febril. Ela manda o marido chamar um médico, pois o escravo vale bem uns 800 mil réis.
Um dos grandes defensores da abolição da escravatura, com esta peça Artur Azevedo participou da campanha abolicionista.

A segunda peça, Entre o Vermute e a Sopa, narra a história da viúva Amélia, que mora com uma tia e convida o tio de seu pretendente para jantar. Inesperadamente o tio sugere uma alternativa inesperada para o pedido. A conversa gira em torno do casamento e o assunto se desenrola durante o vermute servido no início da visita e a sopa do jantar.

A terceira peça retrata com humor cenas cotidianas de confusão, embaraços, e de encontros e desencontros entre diferentes personagens. Uma noite em claro narra a história de um homem e uma mulher que ficam presos, por engano, no mesmo quarto de hotel. Uma mulher resolve fazer uma visita surpresa ao marido que foi para a Corte, indo encontrá-lo no hotel onde está hospedado. Como não o encontra e está muito cansada da viagem, adormece na cama, quando o quarto é invadido por um homem estranho, que afirma ser o hóspede verdadeiro daquele quarto.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 27/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/03/2025
Última alteração: 27/03/2025

Autores e Biografia

Azevedo, Artur (Autor) - Artur Azevedo nasceu em 1855 no Maranhão. Foi dramaturgo, poeta, contista e jornalista. Grande defensor da abolição da escravatura, suas obras versam sobre o cotidiano da vida carioca e os hábitos da sociedade da capital, o Rio de Janeiro, onde viria a falecer em 1908. Os namoros, as infidelidades conjugais, as relações de família e de amizade, as cerimônias festivas ou fúnebres, tudo que se passava nas ruas ou nas casas se tornou tema de suas obras.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.