Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os Dois ou O Inglês Maquinista



Martins Pena, comédia teatral, teatro brasileiro, dramaturgia, comédia de costumes, sátira social, século XIX, Brasil Império, teatro nacional, humor literário, relações sociais, crítica social, farsas teatrais, identidade brasileira, dramaturgia clássica, peças teatrais, cultura brasileira, literatura cômica, personagens caricatos, influência do teatro europeu, melhor edição


Sinopse

Escrita em torno de 1840, esta peça só foi publicada anos após a morte do autor, em 1871. Ambientada em um espaço diminuto, uma sala de estar, a força da peça está nos diálogos, que constroem um interessante retrato da vida de uma família brasileira rica e abrange temas como a escravidão e a corrupção, durante o século XIX.

Esta peça é uma crítica que vai além dos simples costumes e dos indivíduos. Aparentemente despretensiosa, a obra critica a futilidade e a falta de honestidade. A história conta o diálogo entre Felício e Negreiro sobre o caso do tráfico de escravos e a corrupção; Negreiro defende a corrupção, enquanto Felício, a honestidade.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 04/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/04/2025
Última alteração: 04/04/2025

Autores e Biografia

Pena, Martins (Autor) - Luís Carlos Martins Pena nasceu no Rio de Janeiro em 5 de novembro de 1815 e morreu em Lisboa em 7 de dezembro de 1848. Foi dramaturgo, diplomata e introdutor da comédia de costumes no Brasil, tendo sido considerado o Molière brasileiro. É patrono da cadeira 29 na Academia Brasileira de Letras. Sua obra caracterizou-se pela ironia e humor, as graças e desventuras da sociedade brasileira e de suas instituições. Às cenas rurais, reservou a comicidade e o humor, explorados pelas maneiras broncas da curiosa gente; às cenas urbanas, reservou a sátira e a ironia, com tipos maliciosos e problemas da época, como o casamento por interesse, a desonestidade, a corrupção das autoridades públicas, o contrabando de escravos e o autoritarismo patriarcal, retratado tanto na escolha de profissão para os filhos quanto de marido para as filhas.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.