Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Balas de Estalo



Machado de Assis, literatura satírica, crônicas, humor literário, crítica social, século XIX, jornalismo literário, Brasil Império, sátira política, sociedade brasileira, ironia, costumes da época, literatura brasileira clássica, contos e crônicas, estilo machadiano, literatura filosófica, crítica à elite, cultura brasileira, jornal Gazeta de Notícias, Machado cronista


Sinopse

Balas de estalo foi o nome dado ao conjunto de crônicas que Machado de Assis escreveu, sob o pseudônimo de Lélio, no jornal Gazeta de Notícias, entre 1883 e 1886. Enfoca a cidade do Rio de Janeiro, suas mudanças para a República, a imigração e o abolicionismo. Destaca a formação de um projeto político baseado no declínio das principais instituições do país, tais como a monarquia, a igreja e a escravidão.

Em suas crônicas, Machado analisa a política imperial no final do século XIX. Comentando detalhadamente o cotidiano político do período, as crônicas se propunham a atacar e interferir, em suave linguagem, com bastante humor, mostrando muita ironia. Por meio dessa obra é possível conhecer melhor a sociedade brasileira oitocentista e descobrir mais uma faceta do talento versátil de Machado: a de retratista fiel de uma época.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 04/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/04/2025
Última alteração: 04/04/2025

Autores e Biografia

Assis, Machado de (Autor) - Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos estudiosos, escritores e leitores, o maior nome da literatura brasileira. Nasceu no morro do Livramento em 21 de junho de 1839 e faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Membro fundador da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.