Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A falência



Júlia Lopes de Almeida, A Falência, romance brasileiro, Rio de Janeiro, século XIX, café, comércio, falência, família, ambição, Francisco Teodoro, Camila, Gervásio, adultério, crise financeira, sociedade, pobreza, luxo, abolição, realismo., bolsa de valores


Sinopse

Publicado em 1901, A Falência, um romance realista-naturalista, é o livro mais famoso da escritora Júlia Lopes de Almeida. Tendo como cenário o Rio de Janeiro na última década do século XIX, a obra trata de temas como adultério, crise financeira e autonomia feminina. Conta a história de Camila, uma mulher burguesa, casada com Francisco Teodoro, um rico empresário, e amante do doutor Gervásio. Com a falência e o posterior suicídio do marido, ela precisa recomeçar a vida e o romance mostra o protagonismo de personagens femininas, sua autonomia e coragem em resolver seus conflitos sem precisar do auxílio de um homem, uma visão feminista e original para a época.

Numa escrita objetiva, apresenta crítica à classe média carioca e além da temática do adultério, mostra a decadência de uma família burguesa, associada aos personagens masculinos, que protagonizam a falência e as ações desastrosas presentes no enredo. É um dos primeiros livros a tratar da questão de negócios, bolsa de valores e especulação, com o Brasil se modernizando e tentando seguir o modelo das grandes economias mundiais.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 27/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/03/2025
Última alteração: 27/03/2025

Autores e Biografia

Almeida, Júlia Lopes de (Autor) - Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) foi a maior escritora da literatura brasileira na virada do século XIX para o século XX. Tendo publicado mais de 40 obras, incluindo romances, contos, crônicas e peças de teatro, foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, não tendo entrado por ser mulher. Sua obra está sendo redescoberta e hoje Júlia é analisada por pesquisadores de dezenas de universidades no Brasil e no mundo, resgatando seu lugar como a maior romancista brasileira numa época em que praticamente só homens escreviam.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.