Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Brás, Bexiga e Barra Funda



modernismo brasileiro, contos paulistanos, imigração italiana, São Paulo no século XX, identidade nacional, literatura modernista, vida urbana, literatura social, cotidiano paulistano, crítica social, cultura italiana no Brasil, classe trabalhadora, narrativa fragmentada, retrato da cidade, personagens populares, realismo literário, ficção brasileira, histórias curtas, tradição e modernidade, linguagem coloquial


Sinopse

Lançado pela primeira vez em 1927, em plena época do modernismo, o livro exibe onze contos que nasceram da experiência do autor como jornalista e são um riquíssimo retrato da vida urbana e operária da cidade de São Paulo dos anos 1910 a 1920. Três bairros paulistanos retratam o cotidiano, a cultura e o linguajar das famílias de imigrantes italianos que lá viviam. O autor descreveu o imigrante italiano como o povo que trazia alegria, música e movimento e que carregava a força do trabalho e a vontade de se acertar na nova terra.

Os personagens do livro, moços e moças, adultos e velhos são captados de maneira singela, revelando com traços estilizados seus jeitos de ser, pensar, viver. A obra mostra a enorme influência que o imigrante trouxe para o linguajar paulistano, até hoje característico de certas regiões da cidade. De leitura rápida e fácil, Brás, Bexiga e Barra Funda encanta, diverte e emociona seus leitores, que rapidamente se identificam com os carismáticos e alegres personagens retratados por Alcântara Machado.


Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 04/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/04/2025
Última alteração: 04/04/2025

Autores e Biografia

Machado, Alcântara (Autor) - Antônio de Alcântara Machado nasceu em São Paulo, no dia 25 de maio de 1901 e faleceu prematuramente no dia 14 de abril de 1935, na mesma cidade. Era filho de família ilustre. Seu pai foi escritor e professor da Faculdade de Direito de São Paulo. Deixou obra singular, que retrata São Paulo na época da imigração, revelando-se um grande cronista de costumes. Sugestionado pelo espírito modernista de 1922, pode ser considerado o primeiro escritor a receber influência direta de modernistas, sobretudo de Oswald de Andrade.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.