Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O Tipo Brasileiro e Defeito de Família



teatro brasileiro, comédia de costumes, dramaturgia nacional, sátira social, França Júnior, século XIX, literatura humorística, identidade brasileira, cultura popular, crítica social, peça teatral, personagens caricatos, comportamento brasileiro, teatro do império, dramaturgia satírica, comédia clássica, costumes urbanos, comédia teatral, humor literário, literatura cômica


Sinopse

O Tipo Brasileiro é uma comédia em um ato, publicada em 1872, narrando a história de Teodoro e sua filha, a quem ele só permitirá casar com um estrangeiro, mostrando como tudo o que vem de fora era mais valorizado no Brasil da época. Mas Henriqueta é apaixonada por Henrique. Para tentar evitar que ela se case com o Sr. John Read, Henrique se fantasia de empreendedor francês para fazer uma visita ao Sr. Teodoro e pedir ajuda para conseguir recursos para o seu empreendimento, tentando desmascarar o inglês picareta. Com muito bom humor e desembaraço, o autor mostra a influência estrangeira no dia a dia do povo brasileiro. Os personagens caricatos, com seus sotaques exagerados e o jeito brasileiro, provocam situações espirituosas e levam o público às risadas e reflexões sobre o linguajar no Brasil.

A segunda peça deste livro é a comédia em um ato Defeito de Família. Foi escrita e encenada pela primeira vez em 1870 e publicada em 1871. A cena se passa na sala da casa de uma família que aguarda a visita de Artur, noivo da jovem Josefina. Porém, Josefina tem um segredo que esconde, o que faria o noivo desistir do casamento. Gertrudes, a mãe de Josefina, é cúmplice da filha, escondendo a verdade de Matias, seu marido ignorante, que espalharia a história a quatro ventos e levaria à desgraça da filha. Quando Artur chega para visitar a noiva, o idolatrado criado alemão Ruprecht o chama no canto e tenta lhe contar o segredo. Artur fica desconfiado, mas prefere esperar e ver com seus próprios olhos. Essa farsa deliciosa mostra bem as exigências da sociedade no século XIX. Contrabalançando a ignorância de Matias, um militar que fala tudo errado, e a de seu criado Ruprecht, que mal fala português, a confusão toma conta da casa e ninguém sabe no que acreditar. Entremeada de versos leves e gozadores, como era costume nas peças da época, ao final a confusão só aumenta e o segredo precisará ser guardado.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 04/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/04/2025
Última alteração: 04/04/2025

Autores e Biografia

França Júnior (Autor) - Joaquim José da França Júnior nasceu no Rio de Janeiro em 1838 e morreu em Poços de Caldas em 1890. Advogado, pintor, dramaturgo e jornalista, escreveu em diversos jornais, entre eles O Globo Ilustrado e O País. Suas obras foram influenciadas pelo teatro francês e retratam questões sociais, a posição da mulher na sociedade e a luta de classes.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.