Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os ciúmes de um pedestre ou O Terrível Capitão do Mato
Comédia em um ato



Teatro brasileiro, comédia de costumes, Martins Pena, século XIX, dramaturgia, sátira social, crítica de costumes, ciúmes, relações amorosas, humor teatral, farsa, hipocrisia, moralidade, vida urbana, Rio de Janeiro imperial, personagens caricatos, equívocos amorosos, diálogos ágeis, teatro nacional, cultura brasileira.


Sinopse

Paródia de uma adaptação francesa de Otelo de Shakespeare, a peça se desenrola no Rio de Janeiro. A história, inspirada numa série de escândalos envolvendo a polícia, gira em torno de um oficial arrogante que se passa por um capitão do mato e que mantém sua mulher e filha trancafiadas a sete chaves. As duas conseguem burlar a prisão em que são mantidas e trocam confidências com os amantes.

Como uma boa comédia em um ato, em ritmo acelerado, quando o marido descobre a tramoia das mulheres, resolve matar as traidoras, mas as mortes não acontecem. Tamanha confusão revela o absurdo que envolve uma pessoa autoritária. É um exemplo de comédia de costumes, um gênero popular que retratava os hábitos locais e seus tipos.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 03/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/04/2025
Última alteração: 03/04/2025

Autores e Biografia

Pena, Martins (Autor) - Luís Carlos Martins Pena nasceu no Rio de Janeiro em 5 de novembro de 1815 e morreu em Lisboa em 7 de dezembro de 1848. Foi dramaturgo, diplomata e introdutor da comédia de costumes no Brasil, tendo sido considerado o Molière brasileiro. É patrono da cadeira 29 na Academia Brasileira de Letras. Sua obra caracterizou-se pela ironia e humor, as graças e desventuras da sociedade brasileira e de suas instituições. Às cenas rurais, reservou a comicidade e o humor, explorados pelas maneiras broncas da curiosa gente; às cenas urbanas, reservou a sátira e a ironia, com tipos maliciosos e problemas da época, como o casamento por interesse, a desonestidade, a corrupção das autoridades públicas, o contrabando de escravos e o autoritarismo patriarcal, retratado tanto na escolha de profissão para os filhos quanto de marido para as filhas.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.