Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O subterrâneo do morro do castelo



mistério, rio, janeiro, centro, cidade, governo, jesuítas, tesouro, ouro, fortuna, ganância, mapa, descoberta


Sinopse

Na série de textos escritos em 1905 para O Correio da Manhã, o autor nos oferece uma narrativa que quase beira o cômico. Conta a descoberta de galerias subterrâneas embaixo do convento jesuíta que havia no alto do Morro do Castelo. À medida que as obras avançavam, homens trabalhavam nas escavações, sedentos por encontrar riquezas escondidas. Os textos ganhavam contornos de ficção, explorando a lenda urbana sobre um tesouro que teria sido enterrado pelos jesuítas sob o morro. Ao mesmo tempo, descobria uma história de amor entre uma aristocrata, seu amante jesuíta e um francês.

Lima Barreto, fingindo encontrar um manuscrito do século XVIII que explicava os mistérios das galerias, inseriu no fato jornalístico uma ficção que começou a ser publicada em forma de folhetim. A destruição do morro converteu-se num símbolo ininterrupto que se renova a cada transformação urbana; apaga-se o passado, remodela-se o futuro.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 09/08/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 09/08/2023
Última alteração: 09/08/2023

Autores e Biografia

Barreto, Lima (Autor)

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.