Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Tentação



Romance brasileiro, literatura brasileira, naturalismo, Adolfo Caminha, Rio de Janeiro, casamento, relações sociais, críticas sociais, século XIX, tentação, adultério, moralidade, vida fluminense, sociedade aristocrática, crise conjugal, desejo, amor proibido, vida urbana.


Sinopse

Último livro de Adolfo Caminha, Tentação foi publicado em 1896, um ano antes da morte do autor. O romance conta o desapontamento de um casal de provincianos em contato com as falsidades da vida na Corte e relata, com olhar crítico, o ambiente vivido pela Capital, Rio de Janeiro, no declínio do Segundo Reinado. Trata-se não apenas de um bom romance, mas também um registro histórico valioso. É uma obra que coloca personagens que ainda defendem a monarquia num período em que o Imperador já estava velho e a República já se fazia à porta. No meio das mudanças, os luxos da corte deslumbram o casal do interior, que terão que se segurar para não se entregar aos caprichos do dinheiro... e da carne.

Nesse romance não se vê os escândalos dos romances mais populares do autor, que preferiu, neste seu último trabalho, apelar para o pudor feminino. O livro é de uma leveza aconchegante, que fascina por sua atmosfera de simplicidade. A cena mais lúbrica é a de um beijo na mão de uma senhora casada, e a mais dramática corresponde a uma crise nervosa desta mesma senhora. Publicação despretensiosa, mas que agrada por manter-se num ritmo regular e cativante. É um passeio pela sociedade fluminense dos últimos anos do Império, com direito a piqueniques no Jardim Botânico e andanças pela Rua do Ouvidor.
O último romance de Adolfo Caminha é quase uma remissão de suas histórias atribuladas. É quando temos um Naturalismo tão sutil que chega a ser romântico.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 10/09/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/09/2024
Última alteração: 10/09/2024

Autores e Biografia

Caminha, Adolfo (Autor) - Adolfo Ferreira dos Santos Caminha nasceu em Aracati (Ceará) a 29 de maio de 1867 e morreu precocemente, aos 30 anos, no Rio de Janeiro em 1° de janeiro de 1897. Um dos principais representantes do naturalismo no Brasil, sua obra, densa, trágica e pouco apreciada na época, é repleta de descrições de tragédias, perversões e crimes. O naturalismo de Caminha retrata os vícios do homem, a sexualidade, a traição e o homossexualismo, sem fugir da polêmica. Nos últimos anos de vida, já tuberculoso, lançou seu último romance, "Tentação", em 1896.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.