Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A Viúva Simões



Romance brasileiro, Júlia Lopes de Almeida, naturalismo, crítica social, casamento, viúvez, Rio de Janeiro, século XIX, literatura brasileira, sociedade aristocrática, desejo, relações familiares, feminismo, independência feminina, crise conjugal, vida urbana.


Sinopse

A Viúva Simões, livro publicado em 1897, é surpreendente, uma vez que a personagem principal Ernestina Simões, apesar de ser um retrato das mulheres burguesas da época, possui um caráter complexo e toma atitudes que demonstram suas angústias e inseguranças. Após a morte de seu marido, extremamente dedicada à rotina do lar com seus cinco criados e Sara, sua filha adolescente, raramente sai de sua casa em Santa Teresa e não sabe como conseguirá sobreviver quando o dinheiro faltar.

De luto, com medo da recriminação da sociedade e de manchar sua reputação, Ernestina deixou de lado o seu status, as festas e os eventos sociais. Até que a chegada de Luciano, um antigo amor de sua juventude, que ao saber do falecimento do marido da viúva voltou ao Brasil para vê-la, vai romper o equilíbrio frágil dessa moral burguesa e transformar a vida dela e de sua filha.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 10/09/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/09/2024
Última alteração: 10/09/2024

Autores e Biografia

Almeida, Júlia Lopes de (Autor) - Júlia Lopes de Almeida nasceu em 24 de setembro de 1862, no Rio de Janeiro e na mesma cidade faleceu em 30 de maio de 1934, vítima de malária, contraída em uma viagem à África. Escreveu para vários periódicos, atividade incomum para mulheres da época, em uma grande e importante produção para a literatura brasileira, de literatura infantil a romances, crônicas, peças de teatro e matérias jornalísticas. Deixou uma obra extensa e não só literária, mas também historicamente significativa. Casada com Filinto de Almeida, poeta português e imortal da ABL, foi a única mulher entre os idealizadores da Academia Brasileira de Letras, apesar de ter sido impedida de ocupar uma cadeira nessa instituição. Quando a ABL completou 120 anos, Júlia Lopes de Almeida foi homenageada, como forma de restituir seu nome como cofundadora.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.