Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Antes da Missa / Os Deuses de Casaca



Machado de Assis, contos brasileiros, literatura brasileira, realismo, contos curtos, crítica social, sátira, sociedade carioca, século XIX, ironia machadiana, clássico da literatura, personagens ambíguos, política e poder, religião e hipocrisia, humanidade e vícios, moralidade e corrupção, narrativa envolvente, estilo machadiano, cultura e costumes, reflexões filosóficas., teatro


Sinopse

"Antes da Missa" é na maioria dos lugares tratada como um conto, entretanto, foi escrita em formato de peça teatral; portanto, categorizada como "Teatro Machadiano".

“Os Deuses de Casaca” é uma peça em versos alexandrinos de Machado de Assis; foi escrita e encenada pela primeira vem em 1866. Ela é fruto de um desafio do grupo de literatos da rua da Quitanda, que exigiam que as peças que criavam não tivessem a presença de mulheres.

Orelha esquerda

“Antes da Missa” trata-se de uma conversa cômica entre duas damas, sobre as questões da sociedade, como festas, casamentos, roupas e críticas a seus pares, escrita em verso rimado. Publicado originalmente em "O Cruzeiro", Rio de Janeiro, 7 de maio de 1878.

Em “Os Deuses de Casaca”, Machado aproveita para fazer uma peça onde os deuses são os personagens principais, e onde as mulheres são a perfeição de seus desejos; os deuses olímpicos, em decadência, são imaginados vivendo no Rio de Janeiro daquele tempo. A peça é mostrada em todas as suas faces: elegante, humorística, poética, maliciosa; escrita de forma despretensiosa, sendo uma das mais cativantes composições da literatura luso-brasileira.
A produção teatral de Machado, num esforço coletivo de criar um teatro genuinamente nacional, inspirou uma grande produção nas décadas de sessenta e setenta no século XIX.


Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 03/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/04/2025
Última alteração: 03/04/2025

Autores e Biografia

Assis, Machado de (Autor) - Machado de Assis (1839-1908) foi um escritor, cronista, dramaturgo, poeta e crítico literário brasileiro, considerado o maior nome da literatura do Brasil. Autor de romances como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, ele revolucionou a literatura nacional ao desenvolver um estilo marcado por ironia, realismo psicológico e crítica social. Fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, seu legado permanece vivo e influencia escritores e estudiosos no mundo inteiro.

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.