Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Bom-crioulo



sexo, amor, homsexual, gay, marinheiro, GLS, LGBT, LGBTQIA, LGBTQIA+, proibido, sujo, traição, dinheiro, culpa, inveja, homossexual


Sinopse

O Bom-Crioulo conta a história de Amaro e Aleixo, a partir de uma perspectiva naturalista, isto é, de condenação da homossexualidade. Além disso, traz uma visão determinista, em que o meio corruptor (a Marinha) e a raça (Amaro é negro) determinam as atitudes dos dois personagens. A obra foi recebida com escândalo pela crítica literária da época e com silêncio por parte do público, devido a ousadia na abordagem de temas considerados tabu em finais do XIX, como o sexo entre pessoas de diferentes raças e a homossexualidade em ambiente militar. Além disso, apresentava um erotismo pouco usual para a sociedade da época.

Apesar de ser uma obra visivelmente racista e homofóbica, O Bom-Crioulo tem valor histórico. Esse trabalho do autor é o primeiro romance brasileiro cuja temática principal é a homossexualidade. Assim, apesar do tom condenatório e punitivo, pela primeira vez na história da literatura brasileira, o protagonismo é dado a personagens homossexuais.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 22/08/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/08/2023
Última alteração: 22/08/2023

Autores e Biografia

Caminha, Adolfo (Autor)

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.