Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Iracema



amor, indigenismo, darcy, ribeiro, machado, virgem, índia, lábios, mel, invasor, colonizador, português, estrangeiro, nacional, nacionalismo


Sinopse

Iracema teve sua primeira publicação em 1865 e figura até hoje entre as principais obras literárias brasileiras. Faz parte da primeira fase do romantismo brasileiro, conhecida como Indianismo, em que aspectos históricos, nacionalistas e indígenas são exaltados. É por meio do enlace amoroso entre a índia Iracema, a virgem dos lábios de mel, representante do povo nativo ameríndio, e o português Martim Soares Moreno, colonizador português do século XVI, que José de Alencar constrói essa narrativa.

Iracema pertence ao povo tabajara e é a filha virgem do pajé. Martim é aliado dos pitiguaras, inimigos dos tabajaras, e está perdido em território inimigo. O encontro entre os dois dá início a um romance. Martim e Iracema se apaixonam e passam a viver um amor proibido, migrando para uma cabana afastada da tribo. Do resultado desse amor nasce Moacir, simbolicamente não só o primeiro cearense, como também o primeiro brasileiro, o primeiro mestiço, o primeiro indígena, fruto da relação de uma índia com um branco. Iracema é descrita como corajosa, honesta, generosa, casta e pura, símbolo do amor e da maternidade. Literariamente importante para todo o país, o romance foi ainda mais marcante e fundamental para a história do Estado do Ceará.


Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 22/08/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/08/2023
Última alteração: 22/08/2023

Autores e Biografia

Alencar, José de (Autor)

Áreas do selo: Literatura estrangeiraLiteratura nacional

Brasiliaris é um selo de parceria da Vermelho Marinho e da Spirit especializado em publicar obras clássicas em língua portuguesa, principalmente as fora de catálogo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.