Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A fronteira



Ficção


Sinopse

A majestosa e trágica travessia que o conto A fronteira, de Henri­que Bon, propõe ao leitor, transporta-o para um outro tempo e um outro espaço, a Argentina do final do século XIX, rememorando as consequências da Campanha do deserto (1879-1881), um marco na história da espoliação dos povos indígenas, que possibilitou a co­lonização das terras do Pampa e a constituição da nação argentina. Primorosamente construído, o extermínio dos índios como projeto fundacional da nação está inscrito na evocação da paisagem gran­diosa da Patagônia, cenário da fuga de um núcleo familiar de índios que, perseguidos por militares, procuram alcançar a fronteira chile­na para escapar ao massacre. Às transformações do espaço físico das terras habitadas pelos índios corresponde sua exclusão do imaginário da nação em formação, ali­mentado pelo discurso ideológico eurocêntrico e positivista. Ancorado nessa referência histórica e emblemática, o conto contempla dimensões filosóficas, ecológicas, sociológicas sobre os diferentes modos de ser e habitar o mundo, trabalhando, magistralmente, a alegoria da travessia do deserto e questionando a fronteira entre barbárie e civilização que, mais do que nunca, se apresenta como intransponível, no contexto de violência atual de nossa desumana “pós-modernidade”.

Metadado adicionado por Vermelho Marinho em 17/07/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/07/2020
Última alteração: 17/07/2020

Autores e Biografia

Bon, Henrique (Autor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Selo principal da Editora que publica autores nacionais e traduções de obras em domínio público de clássicos da literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.