Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Palavra e imagem na arte contemporânea
Usos do vídeo e do arquivo



Arte Contemporânea, Intermidialidade, Linguagens Híbridas, Teoria da Arte


Sinopse

Este livro reúne nove ensaios escritos pela artista e professora Carla Miguelote ao longo de mais de uma década dedicada à investigação das relações entre palavra e imagem na arte contemporânea.

Para além da interseção entre os campos da literatura, do cinema e das artes visuais, os textos abordam o fenômeno do hibridismo que tem caracterizado diferentes práticas artísticas contemporâneas. Através da análise de obras em vídeo, fotografia, instalação e performance, entre outras, somos convidados a conhecer aspectos dessa contaminação e a acompanhar processos que transbordam fronteiras e questionam os limites tradicionalmente consolidados.

Fruto de uma extensa pesquisa e de singular capacidade de observação sensível, Carla Miguelote nos ajuda a entender e fruir as novas formas conceituais e estéticas fabricadas pelas estratégias de coexistência, releitura e montagem nos campos complexos da intermidialidade.

Metadado adicionado por NAU Editora em 09/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 09/10/2025
Última alteração: 09/10/2025

Autores e Biografia

Miguelote, Carla (Autor) - Carla Miguelote nasceu em Niterói (RJ), em 1977. É professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Desenvolveu uma investigação de pós-doutorado no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto (2023-2024). Publicou os livros de poemas Conforme minha médica (Confraria do vento, 2016) e Vênus em Gêmeos (NAU Editora, 2024) e a plaquete O mapa do céu na terra (Círculo de poemas, 2023). Também é autora dos livros de ensaios Palavra e Imagem na arte contemporânea: usos do vídeo e do arquivo (NAU Editora, 2025) e Poéticas queer: lesbofeminismo e outras insurgências (NAU Editora, no prelo). Dirigiu os curtas feministas Amiga oculta (2017), Qual imagem (2018) e Esguicho (2019), exibidos em mostras e festivais nacionais e internacionais.

Sumário

6 PREFÁCIO, por Lúcia Ricotta
18 APRESENTAÇÃO
30 DA FOTOTECA DE WARBURG À MEDIATECA DE GODARD: a arte como arquivo
42 INTERMIDIALIDADE E “EFEITO CINEMA” NA POESIA CONTEMPORÂNEA
70 TEATRO E CINEMA, PERFORMANCE E VÍDEO
90 PRÁTICAS ECFRÁSTICAS EM TEMPOS DE INTERMIDIALIDADE: intervenções artísticas na coleção da Casa Museu Eva Klabin
120 ESCREVER PARA A CÂMERA: a videografia de Marilá Dardot
130 PORQUE NINGUÉM PEDIU: escrita e invenção de protocolos de experiência
152 DO CINEMA DE POESIA À VIDEOARTE: o olho firme de Cao Guimarães
162 DA CRIAÇÃO À SELEÇÃO: a estética do banco de dados
184 DO TEXTO PARA A VIDA: dispositivos de escrita para deslocamentos do cotidiano
200 REFERÊNCIAS



Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Nau é uma pequena editora de perfil cultural e humanista. Desde 1993, dedica-se ao campo ampliado das ciências humanas, com ênfase nas áreas de Psicologia, Psicanálise, Educação, História, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais, Fotografia e Literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.