Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

O subúrbio e o suburbanismo fantástico hollywoodiano



Cinema, indústria cinematográfica, história do cinema, crítica cultural, suburbanismo fantástico.


Sinopse

A geração millennial, nascida nas décadas de 1980 e 1990, está agora suficientemente afastada da mídia da sua juventude para fazer uma viagem de regresso à sua infância, às cenas que tanto os como veram, emocionaram e aterrorizaram. Voltar a ver essas produções é como regressar a uma rua que não se visita há muito tempo e que se conhecia intimamente. No entanto, regressar é mais do que simplesmente reviver a nossa juventude, mais do que regredir emocionalmente aos sentimentos confusos da adolescência. Com distância, perspectiva e pensamento crítico, podemos também compreender mais claramente o mundo em que crescemos. E podemos encontrar recursos que nos podem ajudar no nosso presente conturbado.
O Subúrbio e o Suburbanismo Fantástico Hollywoodiano, de Pedro Lauria, é um trabalho brilhante que faz esse regresso. Embora tenha havido estudos anteriores sobre a representação midiática do suburbanismo gótico e do suburbanismo fantástico, o trabalho de Lauria é pioneiro em se aprofundar sobre a representação do subúrbio estadunidense nos filmes de Hollywood. O livro oferece um estudo abrangente da produção midiática passada no subúrbio em três momentos seminais da história dos Estados Unidos: as presidências republicanas de Dwight Eisenhower, Ronald Reagan e Donald Trump. O livro de Lauria mapeia a ascensão, o ápice e a queda da classe média estadunidense do pós-guerra, desde a sua origem no boom da construção dos anos 1950, sua ameaça e reafirmação dos anos 1980, até a crise financeira dos anos 2010.

Metadado adicionado por NAU Editora em 13/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/08/2025
Última alteração: 13/08/2025

Autores e Biografia

Lauria, Pedro (Autor) - Pedro Lauria é professor, escritor, roteirista e diretor. É doutor em Cinema e Audiovisual pela UFF, onde faz seu pós-doutorado, mestre em Comunicação Social pela UFRJ e graduado em Geografia pela PUC-Rio. É editor chefe do OCA-UFF (Observatório de Cinema e Audiovisual da UFF) desde sua criação em 2021. Desde 2019 é um dos diretores do PECEP, um dos pré-vestibulares sociais mais antigos do país. Também é um dos criadores do LEINA (Laboratório de Experimentações e Inovações Narrativas).

Sumário

Prefácio 8
Introdução 14
Capítulo 1: O Mito
O subúrbio e sua representação no audiovisual da década de 1950 52
Entreatos: 1963-1980 – O fim de um sonho? 134
Capítulo 2: A Reafirmação
O Suburbanismo Fantástico e o reaganismo da década de 1980 152
Entreatos: Dos turbulentos anos 2000 ao
“Make America Great Again, Again” 324
Capítulo 3: A Disputa
As crises e a retomada do Suburbanismo Fantástico na década de 2010 342
Considerações 422
Referências Bibliográficas 434
Referências Audiovisuais 452
Notas 492
SUBURBIO E



Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Nau é uma pequena editora de perfil cultural e humanista. Desde 1993, dedica-se ao campo ampliado das ciências humanas, com ênfase nas áreas de Psicologia, Psicanálise, Educação, História, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais, Fotografia e Literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.