Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Aceleração digital
Desafios estéticos, políticos e sociais



filosofia contemporânea, cultura digital, tecnologia de informação, inteligência artificial, crítica social


Sinopse

O desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais de informação baseadas em inteligência artificial vem gerando uma verdadeira revolução nas formas de produção e transmissão do conhecimento. Cada vez mais capazes de reproduzir e modificar conteúdos e formas, seus usos afetam, por um lado, a noção de autoria e originalidade e, por outro, os modos de fruição da experiência sensível. Este livro busca refletir sobre algumas das implicações da hegemonia digital na cultura atual, apontando para a necessidade e urgência de debatermos sobre seus impactos políticos, éticos, estéticos e sociais.
A filosofia deve repensar as promessas da internet, que, ao invés do propagado “fórum democrático”, engendrou sistemas de controle, vigilância, desinformação e manipulação que ameaçam a autonomia individual e investem na polarização e na cultura do ódio. A digitalização da vida apresenta muitos desafios, desde questões sobre privacidade e segurança à salvaguarda de conceitos fundamentais como democracia, soberania e cidadania. Os ensaios aqui reunidos exploram essas questões, convocando estudiosos de diversas áreas da filosofia para pensar os efeitos da digitalização nas sociedades contemporâneas.

Metadado adicionado por NAU Editora em 12/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/08/2025
Última alteração: 12/08/2025

Autores e Biografia

Hussak, Pedro (Organizador) - Pedro Hussak é Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2005. É professor Associado III de Estética na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde foi o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia de setembro de 2015 a setembro de 2017. Colabora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). No ano de 2014 realizou um estágio de pós-doutorado com bolsa da CAPES na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, onde foi professor visitante em março de 2017. Publicou como organizador “Educação Estética: de Schiller a Marcuse” e e foi editor convidado do Dossier Rancière na Revista Aisthe-UFRJ e do Dossier Arte Contemporânea: Anacronismo e pós-conceitualismo da Revista Poiesis UFF.; Marcelo, Gonçalo (Organizador) - Gonçalo Marcelo é Doutor em Filosofia Moral e Política pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa (2014). Foi investigador visitante em Paris (Fonds Ricoeur), Lovaina (Université Catholique de Louvain) e Nova Iorque (Columbia University). Atualmente, é investigador contratado pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde também é docente. Os seus principais interesses e publicações são nas áreas da filosofia social e política, hermenêutica e teoria crítica.; Caux, Luiz Philipe de (Organizador) - Luiz Philipe de Caux é Doutor em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) e professor do departamento de filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2022. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte entre 2019 e 2022. Atua nas áreas de história da filosofia moderna e contemporânea, sobretudo alemã. Interessa-se pela interseção entre materialismo, crítica e dialética.

Sumário

7 INTRODUÇÃO
13 A Tarefa do Ensaísta na Era do ChatGPT
João Pedro Cachopo
27 Uma internacional cosmopolítica seria possível? Reflexões sobre a equivocidade da ideia cosmopolítica hoje
Julien Pallotta
45 Considere o erro: algoritmo, ensaio e poesia
Jessica Di Chiara Salgado
59 A bomba não é um meio: Anders e a técnica para além de meios e fins
Luiz Philipe de Caux
85 Antropoceno e desajustes evolutivos
Walter Valdevino Oliveira Silva
119 O prompt de comando e o cavalo de Troia: arte, técnica e política na contemporaneidade
Juliana de Moraes Monteiro
137 Estética bolsonarista e imaginário de extrema direita no Brasil
Pedro Hussak
153 A Crítica Social na Era Digital: desafios epistêmicos, sociais e políticos
Gonçalo Marcelo
171 SOBRE AS/OS AUTORES



Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Nau é uma pequena editora de perfil cultural e humanista. Desde 1993, dedica-se ao campo ampliado das ciências humanas, com ênfase nas áreas de Psicologia, Psicanálise, Educação, História, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais, Fotografia e Literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.