Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

De Rerum Natura 
Lucrécio e a religião romana 



História Antiga, Filosofia, história cultural, literatura latina, lucrécio


Sinopse

Como Cícero e outros autores da sua geração, Lucrécio envolveu-se em um projeto cultural que criou na literatura latina um campo que, até então, era uma exclusividade grega. Grego no conteúdo filosófico, mas romano na forma e nas preocupações, o De rerum natura é uma das obras luminares que chegaram até nós em bom estado via tradição manuscrita, provendo um acesso a como pensadores antigos entendiam o universo, o mundo natural e o mundo humano. Em De rerum natura: Lucrécio e a religião romana, Maria Eichler parte da premissa de que o epicurismo defendia o ideal da liberdade das perturbações (ataraxia), o quietismo em relação aos distúrbios políticos e sociais. Essa é a ideia geral, mas uma das questões que suscita é: “o que é a política no De rerum natura”? Eis uma pergunta que não pode ser reduzida a meras questões de intenção autoral, mas depende de um estudo dos enquadramentos ideológicos e das circunstâncias nas quais o autor estava imerso – das quais ele mesmo podia não estar ciente. Trata-se de um questionamento que exige exercícios exploratórios que unam questões teóricas e históricas, e que considerem a relação intrínseca entre epistemologia, física, política e teologia mobilizada no poema.

Este é o Volume 3 da COLEÇÃO PPGH UNIRIO

A coleção PPGH-UNIRIO apresenta trabalhos produzidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Inclui teses premiadas de pesquisadores doutorados pelo Programa, avaliadas por comissões independentes, e outras obras inéditas de membros do seu corpo docente, dedicadas a diversas áreas da historiografia. Esta realização conta com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ e do Programa de Excelência Acadêmica Proex-CAPES.

Metadado adicionado por NAU Editora em 12/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/09/2025
Última alteração: 12/09/2025

Autores e Biografia

Angelo, Maria de Nazareth Eichler Sant’ (Autor) - Maria de Nazareth Eichler Sant’ Angelo é nHistória Antigaatural do Rio de Janeiro, Maria Eichler é historiadora e antropóloga de formação, além de mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Encantou-se pela Antiguidade ao longo de uma Especialização em História Antiga e Medieval (UERJ). Doutorou-se sob a orientação da Profa. Dra. Claudia Beltrão no Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO, onde defendeu sua Tese sobre a obra de Lucrécio e a religião romana, com bolsa da FAPERJ. Realizou estágio no exterior (Doutorado Sanduíche-FAPERJ) na Sapienza Università di Roma, com atividades de pesquisa na École Française de Rome (EFR) e na American Academy in Rome (AAR), sob a supervisão do Prof.Dr. Alessandro Schiesaro. Publicou, ao longo dos últimos anos, em revistas acadêmicas de referência, desenvolvendo análises acerca das mudanças nos campos da política e religião romanas a partir da recepção do epicurismo pela elite do período fi nal da República. Em 2020, contribuiu com um capítulo intitulado “Epicurean pietas and Political Action in Lucretius and Cicero” na coletânea “Cicero and Roman Religion – Eight Studies” (Franz Steiner Verlag), organizada pelo Prof. Dr. Federico Santangelo (Newcastle University) e pela Profa. Dra. Claudia Beltrão (UNIRIO). Atualmente, divide suas reflexões e inquietações entre incursões na área das ontologias e do perspectivismo ameríndio e releituras críticas das etnografias de autores antigos.

Sumário

PREFÁCIO
por Claudia Beltrão da Rosa

Introdução

1. A teologia epicurista de Lucrécio: contexto e recepção na Roma do século I AEC
A comunicação pública em Roma e o diálogo com o pensamento grego-helenístico
Lucrécio e o epicurismo romano
Os Lucretii poemata e a declamação nos conuiuia

2. A ratio epicurista e a teologia de Lucrécio
O debate filosófico em torno da lei religiosa e dos auspícios
Religião e controle social no De legibus de Cícero
O sentido de pietas e a ausência de superstitio no De rerum natura
Lucrécio e a denúncia do sequestro da libertas do cidadão romano
O “cálculo” epicurista e a práxis ética do consilium
O combate ao temor religioso no De rerum natura: a libera uoluntas dos seres humanos
A teologia epicurista de Lucrécio: um novo “pacto cívico” com os deuses romanos

3. “Pensar em plena crise”: pietas e ação política epicurista na Roma do século I AEC
As três dimensões da experiência no fenômeno augural: “movimento”, “memória” e “performance”
A subversão da auctoritas religiosa na prece filosófica à Vênus (Lucr. 1. 1-43; 62-79)
A utilidade cívica do epicurismo e o combate aos vícios da elite romana do século I AEC
A persona política de César e a subversão da auctoritas religiosa
A teologia política de César e a pacificação da República
As concepções de lei e justiça natural no livro 5 do De rerum natura e o caráter instrumental e utilitário do exercício da potestas

4. A ratio “popularis” e a instrumentalização dos sinais divinos
A polêmica acerca das predições e consultas oraculares públicas no De rerum natura e no De diuinatione de Cícero
A utilidade política da prudentia epicurista no campo da predição e da instrumentalização dos sinais divinos
De rerum natura: um estudo filosófico a serviço da serenidade
A “atualização” da auctoritas religiosa e a reformulação do imperium em Lucr. 1. 62-79

Considerações Finais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Nau é uma pequena editora de perfil cultural e humanista. Desde 1993, dedica-se ao campo ampliado das ciências humanas, com ênfase nas áreas de Psicologia, Psicanálise, Educação, História, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais, Fotografia e Literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.