Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Herbert Marcuse e a “Grande Recusa” 
Rumo a uma sociedade não repressiva? 



Escola de Frankfurt, Filosofia, Materialismo, Teoria Crítica da Sociedade, Utopia


Sinopse

Em Herbert Marcuse e a “Grande Recusa” : Rumo a uma sociedade não repressiva?, o filósofo Arno Münster nos contempla com um conjunto de análises argutas das ideias e obras mais representativas do pensamento filosófico-político de Herbert Marcuse (1898-1979), este grande intelectual judeu alemão, que viveu no exílio desde a tomada do poder pelos nazistas em 1933 e que encarnou como nenhum outro o espírito e o desejo de uma sociedade livre, não repressiva.
Nos capítulos dedicados a cada uma das grandes obras do filósofo – Razão e Revolução (1941), Eros e Civilização (1955), O Homem Unidimensional (1964) e Rumo à Libertação (1969) –, Münster nos mostra como Marcuse vai construindo seu pensamento: do uso subversivo da “dialética negativa” de Hegel e da denúncia da “mais-repressão” dos instintos até a aspiração a uma “racionalidade libidinal” no contexto da crítica radical ao “mundo administrado” das sociedades de massa.
Alinhado às estratégias heterodoxas da Escola de Frankfurt, Marcuse promoveu a aproximação do materialismo histórico marxista à psicanálise freudiana, questionando as formas da repressão e da sublimação da sexualidade nas sociedades industriais do capitalismo avançado. A filosofia social crítica da “Grande Recusa” alcançou uma repercussão global à época das revoltas estudantis e da Guerra do Vietnam, fazendo de Marcuse um ícone da resistência política – posição que sustenta, mais de 50 anos depois, a validade e vitalidade de suas ideias.

Nas palavras do filósofo Michael Löwy: “Através da análise das dimensões crítica e subversiva do pensamento de Herbert Marcuse, o livro de Arno Münster ajuda a compreender como, apesar do seu pessimismo civilizacional, ele pôde ser escolhido como referência intelectual e moral por um segmento significativo do movimento de contestação das décadas de 1960 e 1970. E por que, ainda hoje, num contexto social e político completamente diferente, ele continua a ser lido e discutido.”

Metadado adicionado por NAU Editora em 12/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/09/2025
Última alteração: 12/09/2025

Autores e Biografia

Munster, Arno (Autor) - Arno Münster é filósofo franco-alemão, conferencista honorário de filosofia na Universidade Picardie Jules Verne, em Amiens. Ensinou em inúmeras universidades, assim como no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e no Collège International de Philosophie, em Paris. É autor de muitos livros, incluindo, entre outros, títulos sobre a obra de Nietzsche, Sartre, Gorz, Camus, Walter Benjamin, Adorno, Horkheimer, Hannah Arendt, Ernst Bloch e Jürgen Habermas. A presente obra é seu quarto livro dedicado aos representantes da Escola de Frankfurt.

Sumário

Arno Münster e Herbert Marcuse: filósofos da
contestação, pensadores da esperança

Prefácio à edição brasileira, por Jorge Coelho Soares

I. RAZÃO E REVOLUÇÃO. REFLEXÕES SOBRE A RECEPÇÃO
DE HEGEL NO FREUDO-MARXISMO DE MARCUSE

1. Introdução
2. O estado como “o racional em-e-para-si.”
3. De Hegel a Marx
4. A crítica do positivismo em sociologia
5. A concepção hegeliana do estado e o fascismo
6. Conclusão

II. EROS, REPRESSÃO, “MAIS-REPRESSÃO” E CRÍTICA
CIVILIZACIONAL NA OBRA DE HERBERT MARCUSE.
ACERCA DE EROS E CIVILIZAÇÃO

1. Observações preliminares
2. Acerca da origem do recalque e da repressão das pulsões em sua relação com a culpa
3. Sublimação do eros e pulsões de destruição
4. Crítica da mais-repressão
5. Rumo à sociedade não repressiva?
6. Rumo ao desenvolvimento de uma racionalidade libidinosa
7. Rumo à sublimação não repressiva?

III. O HOMEM UNIDIMENSIONAL (1964)
1. “Totalitarismo”
2. A sociedade administrada (total) e sua linguagem
3. Crítica da filosofia analítica da linguagem
4. Rumo a uma sociedade livre e racional: autogestão e controle operário sobre a produção

IV. RUMO À LIBERTAÇÃO
1. Estetização do mundo vivido
2. A Grande Recusa
3. O homem unidimensional na controvérsia
4. Observação final

BIBLIOGRAFIA

ENTREVISTA
Realizada on-line em setembro de 2022 pelos Professores: Jorge Coelho Soares (Uerj), Robson J. F. de Oliveira (Ufc), Leomir Hilário (Ufs) e Fernando Gastal De Castro (Ufrj)



Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicos

Nau é uma pequena editora de perfil cultural e humanista. Desde 1993, dedica-se ao campo ampliado das ciências humanas, com ênfase nas áreas de Psicologia, Psicanálise, Educação, História, Filosofia, Ciências Sociais, Artes Visuais, Fotografia e Literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.