Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Fulni-ô sato Saathatise
a fala dos Fulni-ô



CIENCIAS EXATAS


Sinopse

O livro A Fala dos Fulni-ô, obra organizada em uma edição trilíngue – Yaathe, Português e Inglês – reúne narrativas de anciões e nos convida a uma viagem de volta às histórias vivenciadas por membros dessa comunidade. Resultado de uma obra de um jovem índio Fulni-ô, Elvis Ferreira, que vem trabalhando na perspectiva de documentar histórias contadas pelos anciões em sua língua nativa, o Yaathe, herdada dos seus ancestrais, este livro se constrói a partir de cada acontecimento narrado, como sendo um importante registro da história e memória do povo Fulni-ô. Fulni-ô é o nome de um grupo indígena brasileiro que habita a região limítrofe entre o agreste e o sertão de Pernambuco, localizada no município de Águas Belas. Esse povo mantém sua cultura e sua língua originária, o Yaathe. Ações como esta, direcionadas à documentação de eventos nas línguas nativas dos povos originários do Brasil, caracterizam-se como importantes fontes de preservação e manutenção desses idiomas e das culturas desses povos que, na maioria das comunidades, estão sendo deixadas de lado pelos jovens ou tendo, pelo menos, menor importância diante da cultura do não indígena.

Metadado adicionado por Blucher em 26/03/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/03/2021
Última alteração: 14/06/2021

Autores e Biografia

Sá, Elvis Ferreira de (Organizador), Costa, Januacele Francisca da (Organizador), Fulni-ô, Fabia (Organizador), Oliveira Jr., Miguel (Organizador)

Áreas do selo: Educação

Compromisso com a ciência e a democratização do conhecimento é o mote do trabalho da Blucher. Temos o compromisso de publicar trabalhos de pesquisa científica de alto nível. Durante muito tempo um dos principais desafios do pesquisador foi encontrar as informações e produções científicas já realizadas sobre seu objeto de estudo. Inúmeras eram as dificuldades, a pesquisa poderia estar na prateleira de uma universidade a quilômetros de distância, ou poderia estar ali ao seu lado, porém o sistema de busca o impossibilitava de encontrá-la. Pensando nisso a Blucher está desenvolvendo um “banco” de informações em que as produções científicas possam ser encontradas. Bom para quem consulta pois assim pode progredir em seus estudos de posse de informações relevantes e de qualidade. Bom para quem disponibiliza, pois assim seu trabalho e seu nome são amplamente difundidos. Bom para toda a comunidade científica, que pode se desenvolver de forma mais dinâmica. É de interesse da Blucher que as pesquisas científicas atinjam o mais alto nível de desenvolvimento, pois assim autores e leitores passam a, cada vez mais, interagir de forma intensa.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.