Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Entre a nação e a revolução
marxismo e nacionalismo no Peru e no Brasil (1928-1964)



nação, revolução, marxismo, Peru, Brasil, nacionalismo, América Latina, Socialismo, Comunismo, Política, Governo, Filosofia marxista


Sinopse

Este livro trata de uma das mais clássicas questões da História e Ciências Sociais latino-americanas: a entrada das camadas populares urbanas e rurais no cenário político do continente. Para enfrentar processo tão complexo e com demarcação temporal tão variada, o autor estabeleceu uma precisa estratégia teórico-metodológica. Partiu da constatação da falta de enraizamento do marxismo comunista na América Latina, sobretudo face à interpelação de esquerdas nacionalistas, sob formas discursivas variadas. Por isso, decidiu analisar as relações de aproximação e de afastamento entre esses dois discursos que, se concorreram entre si, também realizaram alianças, ainda que tensas e ambíguas. Algo que só poderia ser feito, a partir de estudos de caso, em perspectiva comparada, razão pela são examinados os exemplos do Peru, nos anos 1920/ 30 e do Brasil das décadas de 1950/60.
O autor enfrenta o desafio de estabelecer o que considera como vertente discursiva do marxismo comunista e também dessas esquerdas nacionalistas. Nesse caso, o autor começa pela própria questão de como chamá-las, rejeitando designações correntes e optando pelo “nome comum”, nacionalismo popular. Essa é uma das mais interessantes contribuições do livro, já que não se precisaria fazer tal escolha.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 04/10/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/10/2018
Última alteração: 22/03/2022
Última alteração de preço: 22/03/2022

Autores e Biografia

Kaysel, André (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.