Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Santo Dias
a construção da memória (1962-2005)



Partido nacional sindicalista, Brasil, política, governo, 1962, 2005, História, santo dias, historia do operario santo dias, historia operaria, santo dias livro alameda, alameda santo dias, santo dias biografia, Carlos Alberto Nogueira Diniz, Carlos Alberto Nogueira Diniz santo dias, Carlos Alberto Nogueira Diniz editora alameda, Carlos Alberto Nogueira Diniz livros


Sinopse

Analisar a construção da memória de Santos Dias significa resgatar também parte da memória do movimento sindical e social brasileiro e sua importância no processo de redemocratização do Brasil. A manutenção e agregações de elementos sobre esse personagem também refletem anseios políticos, enfim, propostas de novas lutas dentro dos dinamismos e inquietações presentes na sociedade. Analisar a construção da memória do operário Santo Dias da Silva é também trazer para atualidade questões que nortearam sua luta e também inquietam aqueles que se encontram nas “fileiras” da luta contra a desigualdade, a exclusão e a exploração ainda tão presentes na sociedade brasileira atual. A tese de que os vencedores escrevem sua própria história e também a dos vencidos tem por objetivo construir imagens e representações, tanto para glorificar os feitos de alguns quanto para ocultar aspectos da ação e da vida de outros que foram submetidas ao silêncio eterno da morte. Mas, a história não pode se prestar a essa tarefa de esconder os vencidos e os mortos que resistiram historicamente. A história não pode ser feita com sentido permanente e único; ela é múltipla e descontinua, portanto, é possível retomá-la lá onde esteve suspensa e conforme o sentido construído pelos vencedores.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 31/07/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 31/07/2018
Última alteração: 02/11/2024
Última alteração de preço: 02/11/2024

Autores e Biografia

Diniz, Carlos Alberto Nogueira (Autor) - Carlos Alberto Nogueira Diniz nasceu em 1980 na cidade de Santo André (SP) e atualmente reside na cidade de Arapongas-Pr. Graduou-se em História pela Universidade Estadual de Londrina. Concluiu o Mestrado e cursa o Doutorado na UNESP, Campus de Assis-SP. Tem como área de interesse a História Social da memória dos movimentos sociais, práticas sociais ligadas a Teologia da Libertação e seus respectivos acervos.; Silva, Lúcia Helena Oliveira (Prefácio)

Sumário

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I
SANTO DIAS, "MEMÓRIAS EM CONSTRUÇÃO"

CAPÍTULO II
SANTO DIAS, O OPERÁRIO
Memória e experiência de um operário
janto Dias, memórias de sua trajetória política e sindical

CAPÍTULO III
SANTO DIAS, LUGARES E FRAGMENTOS DA MEMORIA
Acervo do Cedem, Fundo Santo Dias
Fragmentos e utilizações da memória de Santo Dias

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

ANEXOS



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.